top of page

1º Seminário Regional da Doença de Alzheimer reúne dezenas de pessoas

@AscomCâmaradeVereadoresNMT

O Lar do Idoso São Vicente de Paulo de Não-Me-Toque com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta quarta-feira (12), o 1º Seminário Regional da Doença de Alzheimer. O evento foi realizado em dois turnos, tarde e noite, no Centro Catequético da Paróquia Cristo Rei e contou com a participação da Coordenadora do Lar do Idoso e Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Vanda Gorgen; da Vice-Presidente do Lar do Idoso, Edite Prates; da Presidente da Câmara de Vereadores, Marina Fátima Trennepohl Crestani – Neca; da secretária municipal de Assistência Social, Maria Malaquias; do secretário municipal de Saúde, Marco Costa; dos grupos de Terceira Idade, convidados e comunidade regional.  

Segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), em todo o mundo, 15 milhões de pessoas têm Alzheimer. No Brasil, a doença também atinge grande percentual da população idosa.  Para sensibilizar os brasileiros, 21 de setembro é marcado como o “Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer”. A data foi instituída em setembro de 2005 pelo Congresso Nacional e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da participação de familiares e amigos nos cuidados aos portadores da doença.

Nesse sentido e com intuito de informar e sensibilizar a população não-me-toquense e região, o 1º Seminário sobre a Doença de Alzheimer contou com a presença dos profissionais, Dr. Anaor da Silva Aguiar - Médico, com especialização em medicina do trabalho, cirurgia, geriatria e medicina estética; Carine Dias - Fonoaudióloga, formada pela Universidade de Passo Fundo; Deisi Seidenfus - Nutricionista formada pela Universidade de Passo Fundo. Atua no Lar do Idoso São Vicente de Paulo e Viccenzos Gastronomia; Jéssica Lima - Nutricionista. Formada pela Universidade Federal de Santa Maria; Patricia Mariani - Terapeuta Ocupacional. Formada no IPA, especialização em Gerontologia pela Universidade de Passo Fundo. Experiência com APAEs, no atendimento terapêutico à idosos portadores de Alzheimer e Acidente Vascular Cerebral terceira idade no Programa Geração de Renda; Andrea Erpen - Formada em Enfermagem e Obstetrícia pela Unissinos e atua como enfermeira no Lar do Idoso São Vicente de Paulo; Eliese Barboza - Formada em Enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil. Trabalha como enfermeira no Lar do Idoso São Vicente de Paulo e Eliane Birk Schuster - Psicóloga e psicopedagoga que atua no Lar do Idoso São Vicente de Paulo.


bottom of page