top of page

A felicidade de recomeçar: Há 12 anos Dario teve a oportunidade de mudar sua vida com a Stara


Quando o colaborador Dario de Almeida Barbosa fala sobre a Stara, é impossível não notar o brilho no olhar e o orgulho de fazer parte da Família Stara. Dario começou na filial da Stara, em Carazinho, com 64 anos, contrariando as expectativas do mercado de trabalho. “Quando abriu vagas de trabalho na Stara, eu me inscrevi, insisti e conversei, até conseguir. Eu estava disposto a aprender e queria que fosse na Stara.” Ele conta ainda que o primeiro sentimento ao visitar a fábrica foi muito positivo: “a empresa é 10 e eu também sou 10, então nós vamos se acertar”.


Dario lembra com gratidão da sua trajetória, “iniciei como lixador para adquirir experiência, porque minha escolaridade é muito baixa. Mas eu queria estar aqui e era só o que sabia fazer. Eu comecei como lixador e fazia o acabamento de peças, entrei para trabalhar nessa área e fiquei 10 anos”.


Para Dário, o mais importante na época, era iniciar na empresa e subir de cargo com o tempo. Ele conta que o segredo é se manter firme nas adversidades. “Sempre procurei conviver com harmonia e alegria, de forma positiva, com sorriso no rosto.” Aos poucos ele foi ganhando espaço e fazendo amizades.


Morador de Carazinho, Dario conta que na Stara ele recebe o reconhecimento pelo seu trabalho e tem muito orgulho de pertencer a esse time. “Quando comecei, a Stara de Carazinho era somente um pavilhão e foi crescendo. Na época não tinha muita tecnologia, era mais no ‘braço’, até que tudo mudou e evoluiu”, comenta.


Quando integrou o time Stara em janeiro de 2011, a filial da Stara em Carazinho tinha 120 colaboradores e 7.300 m² de área construída. Ele vivenciou toda a evolução da fábrica, que hoje conta com 409 colaboradores, 13.457,99 m² em área construída. Em 2011, a filial possuía a capacidade produtiva projetada de 300 toneladas líquidas de peças usinadas e pintadas. Em 2023 já atingiu a marca de 1000 toneladas líquidas mês de peças fundidas.


Hoje, Dario de Almeida Barbosa, é rebarbador de Fundição II e faz parte da equipe Stara há 12 anos. “Hoje eu também supervisiono o pavilhão, cuido da organização, limpeza, estética, alinhamento de caixa e mantenho os corredores limpos,” ressalta ele.


Em sua trajetória, uma de suas maiores conquistas é ter auxiliado a sua família, sua esposa e os dois filhos. “Formei meus filhos, construí minha vida com o dinheiro do trabalho aqui na Stara. Eu tenho as minhas coisas, são frutos do meu trabalho, assim proporcionei a eles uma vida melhor,” finaliza. Seu Dário é um exemplo de que nunca é tarde para recomeçar e tentar algo novo, basta ter positividade e jamais desistir dos seus sonhos.


bottom of page