top of page

Abertura da Expodireto passa a ser o “Dia da Agricultura de Precisão”

@Assessoria Prefeitura de NMT


Todos os anos os holofotes do cenário agrícola voltam-se a Não-Me-Toque durante a semana da Expodireto aonde empresas de diversos setores apresentam novas tecnologias, que vão desde sementes e novos métodos de cultura a maquinários automatizados para tirar máximo proveito da propriedade.


Assim, através do Projeto de Lei Nº 118 de 17 de Outubro de 2019 foi instituído o feriado municipal do Dia Nacional da Agricultura de Precisão, no primeiro dia de cada Feira Expodireto.  Para anunciar a criação deste, o Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa recebeu o Presidente da Cotrijal Nei César Mânica e o Superintendente Administrativo e Financeiro Marcelo Schwalbert.


A História por trás do Título


No ano de 2000 foi dado início a um projeto pioneiro para validar a tecnologia de Agricultura de Precisão: o Projeto Aquarius. Desenvolvido em parceria entre a Fazenda Anna e as empresas Stara, Massey Ferguson, Cotrijal, Yara Fertilizantes e a Universidade Federal de Santa Maria, o Projeto Aquarius, aplica a tecnologia e sistematiza resultados com o objetivo de demonstrar a viabilidade da agricultura de precisão. Com o ingresso da Cotrijal, em 2005, o projeto saltou da Fazenda Anna para propriedades de associados da cooperativa em vários municípios da região.


Inovando no método de manejo do campo, específico e diferenciado de pequenas unidades de terra com o uso de satélites e a aplicação de insumos de acordo com a necessidade de cada área, o sonho da agricultura de precisão mostrou-se eficiente com um aumento de 9% da produtividade e elevação de rentabilidade graças a racionalização do uso dos insumos. Os resultados do Projeto Aquarius se solidificaram ao comparar os 9 mil kg/ha da safra de milho do projeto contra a média estadual de 3,9 mil kg/ha.


No ano de 2007 a Lei Municipal nº 3.343 reconheceu a cidade como “Capital Nacional da Agricultura de Precisão”. E a Lei Estadual nº 12.744, de 2007, que declarou o município como “Capital Nacional da Agricultura de Precisão”. Em setembro de 2009 a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 124/09, de autoria do deputado Luiz Carlos Heinze, que confere ao município de Não-Me-Toque o título de “Capital Nacional da Agricultura de Precisão”. Em 29 de outubro de 2009 o Presidente da República sancionou a Lei nº 12.081 que confere ao município de Não-Me-Toque, o título de Capital Nacional da Agricultura de Precisão.


Com a aprovação do Projeto de Lei nº 124/09 do Senado Federal, Não-Me-Toque ostenta o título de “Capital Nacional da Agricultura de Precisão” sendo reconhecido nacionalmente como pioneiro na mecanização agrícola do país. Além de ser um centro de aprimoramento da agricultura brasileira por meio de pesquisas inovadoras desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e por inúmeras universidades brasileiras e estrangeiras, é berço de empresas multinacionais do ramo metal mecânico e sede de grandes eventos voltados a tecnologia no campo, como a Expodireto Cotrijal e o Congresso Sul Americano de Agricultura de Precisão e Máquina Precisas (APSUL América).


bottom of page