top of page

ACINT está recebendo inscrições para o EMPRETC

Atualizado: 18 de jul. de 2018


A Associação Comercial de Não-Me-Toque (ACINT) está em parceria com o Sebrae estruturando mais uma edição do Empretec em nosso municipio. Interessados em mais informações e participar podem contatar pelo 3332-1887.


Conheça o EMPRETEC

Com 25 anos de implantação no Brasil, o Empretec já contou com a participação de mais de 240 mil empreendedores em todos os estados do país. Lançado originalmente pelo Centro de Corporações Transnacionais da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1988, o Empretec chegou ao Brasil em 1993 e tem o Sebrae como a única entidade autorizada a executar a metodologia no país.

O analista técnico do Sebrae, João Alexandre Guze, explica que "trata-se de uma metodologia que trabalha os comportamentos comuns do empreendedor de sucesso, isso em sistema de imersão, pois são seis dias consecutivos de aprendizado". Como citado por Guze, o Empretec não trabalha ferramentas, mas, sim, características empreendedoras e o desenvolvimento delas. "Trabalhamos a melhora da performance empresarial", completa.


Ele também afirma que o método é direcionado para pessoas que já estão envolvidas ou que desejam se envolver com atividades empresariais. Um dos pré-requisitos é que elas tenham tempo disponível para se comprometerem com o Empretec durante o período de imersão.

"O interessado passa por uma seleção prévia do Sebrae, que é uma entrevista para avaliar o perfil empreendedor dele e se é o momento mais adequado para que participe do Empretec, já que cada pessoa pode participar do programa somente uma vez. Se aprovado na entrevista, ele pode fazer a inscrição.


Falta de planejamento

O Empretec trabalha 10 comportamentos comuns do perfil empreendedor, tais como planejamento, comprometimento, a busca pela qualidade, a atitude diante de riscos, entre outros. De acordo com o Sebrae, um dos aspectos observados no comportamento do empreendedor brasileiro é que ele planeja pouco, quando comparado com perfis de outros países.

"No entanto, a característica do comprometimento é muito melhor. O exemplo é bastante típico: a maioria dos pequenos empresários no Brasil não planeja a longo prazo, às vezes nem a curto, mas, se for preciso ficar trabalhando até tarde, na madrugada, para correr atrás do prejuízo, eles ficam. Isso é comprometimento, mas só isso não basta, então o Empretec trabalho o equilíbrio dos comportamentos", pontua Guze.


bottom of page