Agendamento eletrônico de consultas é meta da Secretaria de Saúde

@CristianoLima

Uma das metas de governo do Partido Progressista em Não-Me-Toque apresentada em campanha eleitoral está em análise pela Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se da possibilidade do munícipe agendar eletronicamente, ou seja, através da internet, acessível em computadores e smartphones, sua consulta médica nos postos de saúde do município.


A medida que já está sendo implantada na cidade vizinha de Carazinho evitaria o antigo hábito de segurar fichas para consultas nos diferentes postos de saúde, onde o pretendente de consulta médica muitas vezes chega durante a madrugada, enfrentando condições adversas do clima e expondo-se em condições de risco de segurança, para garantir uma vaga.


Na tarde desta quinta-feira (19), a Vereadora Marina Fátima Trennepohl Crestani gravou um vídeo em seu gabinete, disponível na sua rede social, com o secretário Municipal de Saúde, Marco Costa, tratando do assunto. Na oportunidade, o secretário tratou da questão ainda como uma tendência e informou que uma empresa já foi contatada para que ceda informações sobre o desenvolvimento de software que possa atender a necessidade. Também está agendada uma visita à cidade de Candelária, onde um sistema semelhante já está em funcionamento, implantado pela mesma empresa, possibilitando agendamentos não apenas de consultas, mas também viagens e exames.


Como o projeto necessita de um amplo estudo de viabilidade e principalmente também de recursos para implementação, uma das possibilidades levantadas é a do agendamento manual, onde o cidadão pode procurar o posto de saúde e agendar com as secretárias sua consulta no próximo dia.

WhatsApp-icone.png