Agosto é o mês de vacinação contra a raiva

Fonte: idmedpet

Agosto é popularmente conhecido como mês do cachorro louco. Uma das interpretações mais conhecidas é que durante o mês de agosto a concentração de cadelas no cio aumenta bastante devido às condições climáticas. E quando as cadelas estão no período fértil, os cachorros ficam “loucos” e brigam para conquistar a fêmea.


Embora o contágio possa acontecer durante todo o ano, é neste período que ocorre um grande contato entre eles e faz com que a raiva se prolifere mais rapidamente.

Por este motivo, Agosto é o mês escolhido para as vacinações gratuitas para cães e gatos contra a raiva.


A infecção ocorre por ferimento provocado por mordedura de um animal contaminado e ataca o cérebro, levando à morte. O maior transmissor da raiva entre os animais, no Brasil, é o morcego.

A raiva é um vírus que é transmitido pela saliva dos animais. Todos os animais podem contrair a raiva, desde que tenham um ferimento na pele e contato com a saliva de um animal raivoso.

Importante saber:


• Todos os animais, a partir dos 2-3 meses de idade, devem ser vacinados. • Normalmente ela se manifesta com alterações neurológicas, como agressividade, mas podem existir também outros sintomas, por isso, se o animal apresentar qualquer alteração de comportamento, procure um veterinário. • Essa é uma doença que não tem tratamento, por isso, o ideal é preveni-la. • Para prevenir a doença é primordial nunca se aproximar de animais com suspeita da doença. • No dia da vacina é recomendado que os cães estejam com coleira e guia e, se forem agressivos com estranhos, de focinheira para não agredir o agente sanitário que irá aplicar a vacina. • Os gatos deverão estar em caixas de contenção ou outro meio de transporte seguro.


Várias clínicas veterinárias e pets shops de Não-Me-Toque estão aptas a aplicar a vacina contra a raiva. Procure a pet de sua preferência e garanta a vacinação do seu cão ou gato.


WhatsApp-icone.png