Agricultor inventa máquina para semeadura junto com a colheita

Para evitar que as áreas de terra fiquem muito tempo em pousio, o associado da Cotrijal Vital Oberherr, 62 anos, foi em busca de uma solução. E após muita pesquisa e experimentos, construiu uma máquina que permite que a semeadura das plantas de cobertura aconteça junto com a colheita da soja. 


“Já cheguei a contabilizar três meses de intervalo entre uma colheita da soja e a implantação da próxima cultura. É muito tempo ocioso, sem contar que o solo fica totalmente sem proteção, o que me motivou a buscar alternativas para minimizar esse problema”, destaca o produtor, que trabalha  em 150 hectares, localizados em Linha Coati, interior de Colorado.


Ele trabalhou por quatro anos na pesquisa antes de colocá-la no campo. “Nas últimas três safras de verão já foi possível colher a soja e semear a cobertura ao mesmo tempo”, conta.

Acoplado a uma colheitadeira, o kit possui uma caixa de depósito de 500 litros (sementes). A dosagem é formada por um rotor eletrônico que joga a semente, que segue por um duto até a distribuição a lanço. 


Além dos benefícios para o solo, que não fica em pousio após a cultura de verão, o sistema também permite otimização do maquinário e da mão de obra. “Diminui as horas de trabalho, as entradas na lavoura e permite uma semeadura de qualidade”, avalia o associado, que aguarda por contatos de empresas que queiram reproduzir a invenção. 


Destaque nas redes sociais

O trabalho de construção e dos testes da nova máquina também contou com a participação de Édinei, 24 anos, filho de Vital. Foi dele a ideia de publicar um vídeo nas redes sociais para divulgar a máquina em funcionamento. “Esse vídeo superou as nossas expectativas. Recebemos mensagens de diversos estados, muita gente curiosa para ver a nossa invenção”, comenta Édinei, feliz com as mais de cem mil visualizações do vídeo no Facebook. 


Acompanhamento profissional

“A máquina está funcionando bem”, quem atesta é o engenheiro agrônomo da Cotrijal, Leonardo Pesente, que assessora os trabalhos na propriedade dos Oberherr. Ele pôde acompanhar toda a evolução do projeto e acredita que tudo que for feito pensando em melhorar o sistema é bem-vindo. “Quanto menos o solo ficar descoberto, melhor, e o equipamento traz a facilidade de evitar uma nova entrada para semeadura”.

Culturas semeadas com o kit  - Nabo - Azevém - Sorgo - Aveia - Milheto -Trigo morisco 


5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png