Alunos da escola Geny realizam ação do dia da Consciência Negra

#PortalEstaEmTudo



Alunos realizando a ação nesta manhã

Durante a manhã desta quarta-feira, os alunos do 7º ano da E.E.E.F Geny Vieira da Cunha realizaram uma ação do dia da Consciência Negra, reunidos nas proximidades da Prefeitura Municipal os jovens com extrema educação solicitavam a parada de veículos e pessoas que passavam pelo local, para entregar uma boneca Abayomi e uma mensagem.


A mensagem


Mensagem com boneca Abayomi

"É uma boneca negra feita de costuras. Significa "meu presente". Conta-se que as mulheres escravizadas rasgavam a barra das saias para fazê-las e consolar as crianças durante as viagens nos navios negreiros. Receber uma Abayomi representa boa sorte e proteção. Um exercício de amor, criatividade e poder!" - E.E.E.F Geny Vieira da Cunha (Projeto Consciência Negra)


A data

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.


WhatsApp-icone.png