Alunos da rede municipal recebem diagnostico nutricional

@Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Não-Me-Toque


Estudo foi feito afim de conhecer a fundo a situação nutricional dos alunos da rede pública de ensino do Município.


Estima-se que aproximadamente um terço das crianças brasileiras entre cinco e nove anos estão com peso acima do que é sugerido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


A obesidade infantil vem se tornando cada vez mais comum no país. O consumo irregular de alimentos e bebidas com baixo valor nutricional nessa faixa etária foi apontado como um dos principais fatores para esse desequilíbrio.


Com o intuito de conhecer melhor a situação no Município, entre Março e Junho as Nutricionistas Marcia Cristiane Penz da Secretaria de Saúde e Francieli Gediane Andres da Secretaria de Educação e a Estagiaria em Nutrição Jessica Costa Lima (UFSM) realizaram um Diagnostico Nutricional dos Estudantes no primeiro semestre de 2018.


A partir das pesagens, foi calculado o Índice de massa corporal (IMC) dos alunos. O estudo foi realizado nas Escolas Santo Antônio, Valdomiro Graciano, Ernesto João Cardoso, Carlos Gomes, Nossa Senhora de Lourdes e Amália Kerber, com 1032 alunos e apontou a seguinte situação no Município:

  • Baixo Peso – 125 crianças (12%)

  • Eutrofia* – 664 crianças (62,4%)

  • Sobrepeso – 131 crianças (12,7)

  • Obesidade – 132 crianças (12,8)

*Nutrição de boa qualidade, ou seja, no peso ideal


Os pais serão informados da situação de seus filhos e um material de conscientização sobre a importância da alimentação adequada será elaborada para os alunos. Já no próximo ano, a Secretaria de Educação trabalhará com os professores a questão da importância de uma alimentação equilibrada e saudável.

5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png