Alunos das Cooperativas Escolares vivenciam momentos de intercooperação


Os alunos integrantes das duas Cooperativas Escolares da área de abrangência da Sicredi Cooperação RS/SC estiveram na última quarta-feira, 13/03, na Expodireto Cotrijal, onde vivenciaram diversos momentos de intercooperação. Eles presenciaram o lançamento do Dia C de Cooperar, promovido pelo Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul), e também desenvolveram atividades práticas de aprendizado.


Participaram a Cooperativa Escolar União e Trabalho (Coounitra), da EMEF Marcílio Dias (Victor Graeff), e a Cooperativa Escolar Cooperabom, da EMEF Carlos Gomes (Não-Me-Toque). Houve também a presença da Cooperativa Escolar Cooperic, pertencente à área de atuação da Sicredi Espumoso RS/MG.


Em visita à Casa Sicredi, localizada no parque da Expodireto, os alunos e coordenadoras locais foram recebidos pela direção da Sicredi Cooperação RS/SC. Os jovens também aproveitaram a ida até a feira para desenvolver atividades práticas, dentro da metodologia de ensino do projeto.


Para a professora coordenadora da Coounitra, Fabiane Kemmerich, os pontos positivos das atividades desenvolvidas dentro das Cooperativas Escolares são inúmeros. “Entre eles, destaco o crescimento pessoal dos alunos como líderes, a cooperação mútua dos associados e a interação. Estamos sempre vencendo novos desafios”, complementa.


A ida até a Expodireto foi muito válida para a estudante Lívia Lemos Ulrich, presidente da Coounitra. “Aprendi sobre cooperação e liderança”, conta. “Para mim é uma honra ser a presidente da Cooperativa, pois estamos sempre aprendendo coisas novas, além de desenvolver maior responsabilidade sobre nossos deveres e atitudes. Vou levar este aprendizado para toda a minha vida”, destaca Lívia.


A aluna Vanessa dos Santos Loeblein, que é a atual presidente da Cooperabom, conta que, para ela, “uma Cooperativa é sinônimo de união, com propósito de agregar no desenvolvimento da sociedade”. “Desde cedo, participamos do cooperativismo e isso vai agregar e somar muito em nossa trajetória. Meu desejo é que nossa Cooperativa cresça cada vez mais”, acrescenta.


Durante a Expodireto as Cooperativas Escolares receberam desafios pedagógicos, com o objetivo de potencializar a participação na feira como território de aprendizagem sobre o cooperativismo. “Desta maneira, as atividades foram variadas e dirigidas para os diferentes cargos que os estudantes ocupam em suas Cooperativas. Os desafios abordaram questões sobre liderança, benefícios para associados, estratégias de comercialização, divulgação do Dia de Cooperar e levantamento de ideias para novos objetos de aprendizagem. O resultado está sendo compartilhado entre as Cooperativas, assim o conhecimento construído é compartilhado, fomentando a intercooperação”, explica a assessoria pedagógica Patrícia Brum Pacheco.


Sobre o Dia C 2019


O Dia de Cooperar 2019 propõe mostrar que atitudes simples podem mudar a realidade das comunidades, e que as ações das Cooperativas impactam diretamente a vida de muitas pessoas. O objetivo é ilustrar que existem várias possibilidades de atuar em ações duradouras, que visam transformar a realidade da comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento contínuo, sustentável e responsável.


Sobre as Cooperativas Escolares


As Cooperativas Escolares são associações de alunos com finalidade pedagógica, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados e da comunidade, sempre norteadas pelos valores e princípios universais do cooperativismo.


Para constituir uma Cooperativa Escolar, a escola deverá ter um ciclo completo do Programa a União Faz a Vida, programa social desenvolvido pelo Sicredi, e preferencialmente com o maior número de turmas fazendo uso da metodologia.



Fonte: Ascom Sicredi

5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png