Alunos de Victor Graeff apresentam projetos do Programa A União Faz a Vida em mostras pedagógicas

As escolas municipais de Victor Graeff promoveram recentemente suas mostras pedagógicas do Programa A União Faz a Vida (PUFV), aonde os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade os trabalhos já desenvolvidos no primeiro semestre do ano. Confira quando cada educandário realizou seu evento: 18/06 – EMEI Felippe Alflen; 24/06 – EMEI Cantinho do Amor; 27/06 – EMEF Leonel de Moura Brizola; e 05/07 – EMEF Marcílio Dias.


Ao todo, foram mais de 30 projetos apresentados pelos alunos pertencentes à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental. As mostras pedagógicas do PUFV objetivam a integração da escola com a comunidade, proporcionando aos pais conhecerem os estudos desenvolvidos pelos filhos através da metodologia do Programa. Além disso, é a oportunidade de os alunos desenvolverem habilidades como desenvoltura e oratória.


Conforme a coordenadora local do PUFV, Bruna Taís Scharlau, a Secretaria Municipal de Educação está muito satisfeita com os resultados apresentados nas mostras pedagógicas do primeiro semestre de 2019. “Percebemos que, a cada ano, mais professores acreditam nesta proposta e colocam em prática esta metodologia inovadora, que faz os alunos serem protagonistas do seu conhecimento. Desta forma, aprendem de maneira lúdica, a partir de um assunto de seu interesse e desenvolvem no grupo, uma aprendizagem significativa e para a vida”, afirmou Bruna.


Já a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Cooperação RS/SC, Ane Müller De La Canal, destacou que, para a instituição financeira cooperativa, é muito importante incentivar que toda a comunidade participe das mostras pedagógicas como forma de valorização dos envolvidos no Programa e de conhecimento de como a Cooperativa está reinvestindo no desenvolvimento local. “As mostras pedagógicas são momentos especiais que o PUFV nos proporciona, pois conseguimos através do olhar e da fala das crianças perceber o quanto a metodologia de projetos resulta numa sala de aula mais atrativa e alunos protagonistas”, acrescentou Ane.


Teve Dia de Cooperar na EMEF Marcílio Dias


A Cooperativa Escolar União e Trabalho (Coounitra), da EMEF Marcílio Dias, aproveitou a mostra pedagógica da escola para promover ações integradas ao Dia de Cooperar (Dia C), promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).


Através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Victor Graeff, a Coounitra ofereceu atendimentos gratuitos de verificação de pressão arterial, testes visuais e orientações nutricionais. Na data, também foi promovido o Varal Solidário, que disponibilizou agasalhos àqueles que mais necessitam.


Além disso, a Cooperativa Escolar está coletando doações em benefício do Recanto São Vicente de Paulo, de Carazinho. As doações podem ser entregues nas agências do Sicredi ou diretamente na EMEF Marcílio Dias.


Programa A União Faz a Vida


O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Na região do Alto Jacuí, o Programa conta com o apoio da Cotrijal, em parceria com as Secretarias de Educação Municipais de Victor Graeff, Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto e Almirante Tamandaré do Sul.


A essência do Programa ocorre a partir da metodologia de ensino-aprendizagem, que é desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Entre os públicos envolvidos no PUFV, estão: educadores, alunos, Sicredi, apoiadores, parceiros e assessoria pedagógica.



Fonte: Sicredi

WhatsApp-icone.png