Após incêndio, DetranRS reforça oferta de serviços digitais com Central repaginada

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Com uma extensa carta de serviços que podem ser feitos online, o DetranRS teve impacto minimizado com a perda de documentos no incêndio que atingiu a sua sede na última semana. Agora, a Central de Serviços do DetranRS está de cara nova. Acessível por meio do site www.detran.rs.gov.br, a nova versão da ferramenta conta com um fluxo de navegação mais prático e intuitivo para a realização dos serviços digitais oferecidos tanto para cidadãos como para empresas (estas devem dispor de certificação digital).


Além do novo layout e da nova lógica de navegação, a Central de Serviços passa a contar com maior integração com o cadastro único gov.br, adotando os mesmos níveis de autenticação da plataforma federal, com selos de confiabilidade nível básico (bronze), nível verificado (prata) e nível comprovado (ouro). A autenticação por selos vai garantir o acesso imediato a serviços que antes dependiam de uma validação manual, feita a partir da análise de uma foto enviada pelo cidadão, que era comparada com a imagem do cadastro da CNH do condutor.


Outra novidade é a ferramenta de chat, que foi embutida dentro da plataforma e oferece a possibilidade de atendimento e esclarecimento de dúvidas com um atendente do DetranRS. O serviço está disponível nos dias úteis, das 8h às 18h.


Para o diretor-geral adjunto do DetranRS, Marcelo Soletti, “a Central de Serviços está totalmente alinhada com a estratégia do Governo do Estado e do portal rs.gov.br, na busca de uma transformação digital com o objetivo primordial de simplificar os serviços”.


O diretor-geral da Autarquia, Enio Bacci, frisa que “oferecer cada vez mais facilidades ao cidadão vem sendo uma verdadeira obsessão desta gestão, fazendo o DetranRS dar sua contribuição para a construção de um governo 100% digital, estreitando a relação com os gaúchos e gaúchas”.


Novos serviços previstos para o segundo semestre

O DetranRS prevê a entrega, ainda em 2021, das seguintes funcionalidades dentro da Central de Serviços:

- Recurso de suspensão e cassação; - Início do processo de transferência de veículos; - Apresentação de condutor para pessoa jurídica; - Solicitação de credenciamento junto ao DetranRS; - Solicitação de CNH definitiva; - Recurso de infração 2º instância; - Início processo de comunicação de venda; - Devolução/restituição de taxas de multas; - Devolução/restituição de depósitos.

Serviços já disponíveis

Além de possibilitar consultas sobre habilitação, veículos e infrações relacionadas, a Central proporciona a realização, pela internet, dos seguintes serviços:

- Apresentação de condutor infrator; - Cadastro de alerta de furto/roubo de veículo; - Consulta a eventual cobrança de débitos provenientes de multas de trânsito em atraso (dívida ativa); - Consulta a resultado da prova teórica; - Consulta a resultado da prova prática; - Consulta a situação de veículos e impressão do documento de licenciamento (CRLV) daqueles de sua propriedade; - Defesa eletrônica de processo de suspensão e cassação; - Defesa da autuação; - Emissão do Documento de Circulação Provisório de Porte Obrigatório; - Emissão da Certidão de Prontuário de Habilitação; - Impressão de notificações de infrações e guias de pagamento de multas; - Recurso de Infração à Jari do DetranRS - primeira instância administrativa; - Pedido de restituição de valores de taxas dos serviços de Habilitação e Veículos; - Verificação se o condutor profissional (que tem a observação EAR na CNH) se enquadra nos pré-requisitos para realização da reciclagem preventiva.

Na Central de Serviços é possível, ainda, visualizar avisos e mensagens enviados pelo DetranRS e configurar se você deseja receber essas notificações também por SMS e/ou e-mail.


Sobre a autenticação via gov.br

Uma conta no portal gov.br é necessária para realizar o ingresso na Central de Serviços. Esse acesso unificado garante a segurança na identificação, em um ambiente de autenticação digital único para o usuário de quaisquer serviços públicos digitais integrados ao gov.br. Essa autenticação fornece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço solicitado.


Para criar uma conta, basta informar alguns dados pessoais e estabelecer uma senha. Em caso de dúvidas sobre cadastro, senha e selos de confiabilidade do gov.br, acesse o FAQ disponível no link http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/index.html.


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