Apenas 12 partidos receberão recursos do Fundo Partidário em 2023
- Jornalismo Portal NMT
- 14 de out. de 2022
- 1 min de leitura
Dos 28 entes políticos que concorreram nas Eleições Gerais de 2022, entre partidos e federações partidárias, apenas 12 conseguiram alcançar a cláusula de desempenho prevista para o pleito deste ano. As federações FE Brasil (PT/PCdoB/PV), PSDB Cidadania e PSOL Rede, bem como os partidos MDB, PDT, PL, Pode, PP, PSB, PSD, Republicanos e União elegeram deputados federais ou obtiveram votos suficientes para continuar recebendo recursos do Fundo Partidário. Ao atingir a cláusula, também permanecerão tendo acesso a tempo de propaganda em rádio e televisão durante os próximos quatro anos.
As demais 16 agremiações continuarão a existir, embora não recebam mais nenhum suporte financeiro de origem pública a partir de fevereiro de 2023. Se desejarem, poderão se fundir, ser incorporadas ou ainda constituir federações com outros partidos que tiveram melhor desempenho nas urnas.
Partidos que elegeram deputados para a Câmara, mas não terão acesso ao dinheiro dos fundos e ao tempo de rádio e TV:
Novo (3 eleitos)
Patriota (4)
Solidariedade (4)
PSC (6)
Pros (3)
PTB (1)
E outros nove não elegeram nenhum deputado federal e nem alcançaram os votos mínimos:
PRTB PMN Agir DC PMB PCB UP PSTU PCO
Segundo os critérios estabelecidos por Emenda Constitucional, as legendas precisavam obter, no último dia 2 de outubro, pelo menos 2% dos votos válidos, com no mínimo 1% da votação em um terço dos estados, ou teriam de eleger pelo menos 11 deputados federais distribuídos em no mínimo um terço dos estados.
A cláusula de desempenho passou a ser aplicada a partir das Eleições Gerais de 2018 e será reajustada de forma escalonada em todos os pleitos federais até atingir o ápice nas Eleições Gerais de 2030.

Fonte: Radio Uirapuru
Comments