top of page

Aprendiz cooperativo: nova turma tem aula inaugural


A primeira experiência no mercado de trabalho não se esquece. Para tornar ainda mais motivador e informativo o início desse ciclo, a Cotrijal, como ocorre todo ano, promoveu a recepção da nova turma do Aprendiz Cooperativo - o 23º grupo a iniciar atividades na cooperativa.


Os jovens receberam informações sobre as nomas do Código de Cultura da organização e participaram do treinamento de integração, com temas como cooperativismo, relações humanas no trabalho e história da cooperativa. O material foi disponibilizado através da plataforma EAD da Cotrijal. O grupo, composto por 30 adolescentes, com idade entre 14 e 16 anos, terá aulas teóricas e práticas até dezembro de 2020, em turno inverso ao escolar. 


A aula inaugural aconteceu dia 5 de agosto, na Sala do Conselho, na Sede. A psicóloga analista de Recursos Humanos da Cotrijal, Daiane Bettim, explica que o primeiro encontro serve não somente para integrar e apresentar a cooperativa aos jovens, como também oportuniza o contato com os valores cooperativistas e reforça o compromisso com a formação humana e social por meio da qualificação de novos profissionais para o mercado de trabalho.


Durante os 16 meses do programa, os alunos do curso de Assistente Administrativo para Cooperativas terão 400 horas de aula teóricas, distribuídas nos módulos Cidadania e Trabalho, Cooperativismo, Empreendedorismo, Formação Humana e Científica, Informática, Introdução à Administração, Linguagem e Comunicação, Matemática Comercial e Financeira, Apresentação para o Mercado de Trabalho e Escritório.


Complementando a formação, os jovens têm a oportunidade de tirar seus conhecimentos do papel por meio de 600 horas de atividades práticas, exercendo funções junto a setores da Cotrijal. "A prática é o momento em que o jovem consolida o treinamento e se orgulha ainda mais em fazer parte do time, pois destaca a importância de cada um no resultado alcançado por sua equipe de trabalho", aponta Daiane.


Sobre o programa

Realizado na Cotrijal desde 2008, o Programa Aprendiz Cooperativo tem por objetivo ensinar e preparar o jovem para o início da vida profissional, dentro de uma visão técnica, ética e cidadã, despertando um espírito de pró-atividade e de empreendedorismo.




Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

bottom of page