top of page

APSUL América celebra a inovação para o agronegócio


Programação contou com 52 painelistas e mediadores e mais de 800 espectadores presenciais inscritos


O 6° Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (APSUL América) foi encerrado com um saldo extremamente positivo de geração de conhecimento e debates de temas importantes sobre o agronegócio. Nove painéis e nove minicursos, além da apresentação de pesquisas científicas, foram algumas das atrações do evento, realizado nesta terça (26) e quarta-feira (27) no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.


Um dos destaques do APSUL América é a consolidação da troca de experiências sobre a agricultura de diferentes países. Entre painelistas e mediadores, 52 pessoas participaram do evento, sendo nove de fora do Brasil. Pesquisadores da Argentina, Holanda e Estados Unidos compartilharam seu conhecimento com o público.


- Muitas situações vividas pelos produtores rurais brasileiros também ocorrem de forma semelhante com agricultores de outros países, como dilemas com conectividade, políticas públicas e legislação. São cases de experiências positivas que podem ser aproveitadas e contextualizadas em cada país. Esse caráter internacional do evento é muito oportuno e proporciona bastante conhecimento e novas visões – destaca Teodora Lütkemeyer, presidente do 6° APSUL América e do Sindicato Rural de Não-Me-Toque.


Além do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, a Cotrijal, o Sistema Farsul e a Prefeitura de Não-Me-Toque também são organizadores do 6° APSUL América. O Congresso teve a participação de mais de 800 espectadores presenciais inscritos e contou ainda com transmissão ao vivo e gratuita de forma online.


Durante a programação, foi prestada uma homenagem a Willibrordus Henricus Van Lieshout, que foi presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque e também presidiu as comissões organizadoras das primeiras edições do APSUL. Nesta quarta-feira, ocorreu uma homenagem surpresa para Teodora, como forma de reconhecimento por seu trabalho para a realização da sexta edição do evento juntamente com os demais integrantes da comissão organizadora.


O APSUL América também disponibilizou espaço para que a associação “De Olho no Material Escolar” divulgasse seu trabalho. A associação promove conteúdo científico atualizado e público sobre o agro em livros escolares.


O 7° APSUL América ainda não tem data definida oficialmente, mas deverá ocorrer no final de setembro de 2025. “Encerramos o evento com muita alegria e com a certeza de que o conhecimento produzido aqui contribui de forma decisiva para evoluirmos cada vez mais em eficiência e sustentabilidade no agronegócio. Somos muito gratos a todos que trabalharam para a realização deste evento”, finaliza Teodora.



Crédito da foto: APSUL América / Divulgação

Legenda: Evento também teve transmissão ao vivo e gratuita de forma online


bottom of page