top of page

APSUL: Bruno Basso palestra sobre os Avanços na Certificação do Sequestro de Carbono em Lavouras

Hoje, temos o prazer de anunciar que a sessão inaugural do APSUL América 2023 contará com o cientista Bruno Basso, que está liderando avanços na certificação do sequestro de carbono em lavouras!


Com paixão pela sustentabilidade agrícola, Bruno Basso tem sido uma força motriz na pesquisa de práticas que contribuem para mitigar as mudanças climáticas. Seu trabalho revolucionário possibilitou a medição precisa do carbono capturado pelas plantações, abrindo portas para uma nova era de responsabilidade ambiental na agricultura.


As lavouras certificadas através do trabalho de Bruno não apenas demonstram o compromisso com a conservação do solo e a biodiversidade, mas também se tornam protagonistas na luta contra o aquecimento global.


Essa certificação é mais do que um selo, é um marco que inspira e impulsiona agricultores e consumidores conscientes a promoverem uma mudança positiva. Ações como essas moldam um futuro onde a agricultura e o meio ambiente caminham juntos rumo à sustentabilidade.


Com o trabalho visionário de Bruno Basso, estamos avançando em direção a uma agricultura mais verde, com impactos positivos para o planeta e as gerações futuras.


A Sessão Inaugural acontecerá na terça-feira, 26 de setembro, a partir das 11h15.


O APSUL 2023 acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro no Parque da Expodireto Cotrijal em Não-Me-Toque e conta com vagas limitadas, garanta a sua em www.apsulamerica.com.br.



QUEM É BRUNO BASSO, PhD?


Professor Fundador no Departamento de Ciências da Terra e do Ambiente da Universidade de Michigan (EUA) - Michagan State University.


Membro da Academia de Ciência Americana e da Sociedade Americana de Agronomia. Em 2016 recebeu o prêmio anual de inovação tecnológica. Conduz trabalhos de pesquisa na Itália, Israel, Austrália, entre outros países, além dos Estados Unidos. Consultor da FAO/ONU, pesquisador convidado da Bill and Melinda Gates Foundation, co-desenvolvedor da plataforma SALUS, destinada ao uso sustentável de áreas agrícolas, desenvolvedor do algoritmo GeoYield software. É co-fundador e cientista chefe da CiBO Technologies. Consultor externo da Med-Gold.


O Prof. Basso foi pioneiro na modelagem espacial de culturas baseada na integração de imagens de satélite com imagens de veículos aéreos não tripulados (VANTS) visando identificar as causas da variabilidade espacial do rendimento das culturas. É também um dos líderes de projetos como o de Agricultural Model Intercomparison and Improvement Project (AgMIP, na sigla em inglês), e tem participado como investigador principal em vários projetos internacionais, sendo autor de importantes publicações cientificas como Nature, Advances in Agronomy e Global Change Biology. É titular de patentes globais sobre sistemas de inteligência agrícola (agricultura digital) para avaliar a produtividade da terra e a sustentabilidade ambiental. É presidente de um comité da Academia Nacional de Ciências dos EUA que tem como objetivo estudar e avançar o conhecimento sobre o solo como um sistema dinâmico. É também Membro da Sociedade de Ciências do Solo da América e da Sociedade Americana de Agronomia.


Pesquisador com destacada produção científica com fator H = 50 (Web of Science) com 10.500 citações dos seus 233 artigos publicados.


Pesquisa agricultura sustentável com base em ferramentas da agricultura de precisão. Ele é um dos principais especialista em variabilidade espacial e temporal da produtividade das culturas com base nas relações solo-planta-atmosfera. Na definição de ambientes produtivos ele apresenta análise de risco associada a tomada de decisões como população de plantas, doses de fertilizantes nitrogenados entre outros. Atualmente dedica-se a certificação de créditos de carbono em propriedades agrícolas utilizando ferramentas digitais. Um dos pesquisadores com maior destaque na sociedade americana e mundial na área de agricultura de precisão/digital.


Comments


bottom of page