Atenção motoristas: licenciamentos por final de placa iniciam vencimento em junho

#PortalEstaEmTudo

@Site Uirapuru - Por Mateus Miotto


Os motoristas de todos os veículos emplacados devem ficar atentos. O vencimento do licenciamento veicular terá início em junho, organizado pelo final de placa. Este pagamento deve ser feito por veículos que tem ou não IPVA a ser quitado, independente do ano de fabricação. Isso ocorre porque o licenciamento é a autorização de circulação do veículo, anual, e gerava o extinto documento verde impresso, hoje digital.


Segundo o cronograma de licenciamento, no dia 30 de junho vencem os licenciamentos de todos os veículos com finais de placa 1,2,3,4 e 5, emplacados no Rio Grande do Sul. Os demais finais de placa vencem no dia 31 de julho. Estar com o licenciamento atrasado implica em remoção das ruas e apreensão do veículo até regularização.


Antes do licenciamento o motorista precisa quitar o IPVA 2022, caso não o tenha feito, que já teve seu prazo por final de placa encerrado em abril. Em Passo Fundo, conforme dados atualizados da Receita Estadual, agência local, 21,9 mil veículos não pagaram o IPVA dentro do prazo final de abril e, desta forma, estão inadimplentes. Neste ano o seguro DPVAT novamente foi isento.

Onde pagar?

Por meio dos bancos conveniados: Banco do Brasil (só para clientes BB), Banrisul (incluindo sua rede de correspondentes bancários), Bradesco ou Sicredi. Clientes desses bancos podem utilizar os canais de atendimento facilitado disponíveis, tais como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, WhatsApp (Banco do Brasil), etc.