Audiência debaterá a venda de bebidas nos estádios do Rio Grande do Sul

Será realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul uma audiência pública para tratar da PL 466/2021, que autoriza comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios do RS. A audiência ocorrerá na próxima segunda-feira (21), às 10h, no Plenarinho, em formato híbrido.


A proposta do projeto de lei é conjunta dos deputados Giuseppe Riesgo (NOVO), Fábio Ostermann (NOVO), Gaúcho da Geral (PSD), Marcus Vinícius de Almeida (Progressistas) e Sérgio Turra (Progressistas).


A proposta prevê a venda em pontos específicos dos estádios de futebol, sendo que o teor alcoólico não poderá ultrapassar 14%. Terão ainda avisos gráficos e sonoros alertando para os malefícios do consumo excessivo, visando uma liberdade com responsabilidade por parte dos torcedores.


Para Marcus Vinícius, a liberação da comercialização de bebidas alcoólicas não será um subsídio para proliferação da violência nos estádios. “Não há qualquer estatística que mostre redução da violência desde que a proibição passou a vigorar. Por outro lado, a liberdade econômica foi esmagada. Queremos dar a oportunidade dos clubes de futebol, sobretudo os do interior, de provarem isso a sociedade.”, disse.


Atualmente, 13 estados do Brasil contam com autorização de bebidas alcoólicas dentro dos estádios. Em 2018, chegou a ser aprovado na Assembleia Legislativa a volta de comercialização no Rio Grande do Sul, mas foi vetado pelo governador Eduardo Leite, após apelo da Brigada Militar.



FONTE: DIÁRIO DA MANHÃ VIA https://diariodamanha.com/noticias/audiencia-debatera-a-venda-de-bebidas-nos-estadios-do-rio-grande-do-sul/