top of page

Baixas temperaturas exigem cuidados com os animais




O inverno termina só no mês de setembro e as temperaturas baixas exigem que todos adotem alguns cuidados visando o bem estar de seus animais de estimação. Aliás, não é somente o frio que merece atenção, períodos de oscilação no clima, com temperatura elevada durante o dia intercalado com noites e madrugadas frias, também podem prejudicar os pets.


Na realidade, assim como nós humanos sentimos frio e precisamos nos agasalhar melhor, os animais de estimação também precisam reforçar suas camadas de proteção para enfrentar o período mais frio do ano.


- Neste caso é muito importante que os donos levem seus pets para dentro de casa em dias de frio intenso, especialmente durante a noite. No caso de animais de grande porte, em que fica mais complicado deixar dentro de casa, é fundamental reforçar a proteção da casa do pet, cuidando para tentar manter o ambiente mais aquecido possível, sem fluxo de vento e colocando alguns cobertores para melhor aquecê-lo - comenta a médica veterinária Camille Annoni.


Especialistas apontam que quando a temperatura está abaixo dos 14°C já é necessário ter cuidados com pets. Em uma condição como essa, aumenta o risco de hipotermia (queda na temperatura corporal), necrose das extremidades e até outros problemas mais graves.


- A gente recomenda que quem possui animais de estimação tenha um estoque de roupas para seu pet visando deixar ele sempre aquecido em períodos como o inverno. É importante que essa roupa seja higienizada com frequência e que se evite ao máximo que o pet passe frio em algum momento – destaca Camille.


A médica veterinária também comenta outras ações preventivas que ajudam muito os animais de estimação a enfrentar dias frios. “A atenção deve ser maior com filhotes e com animais idosos, pois são mais vulneráveis que os adultos. Em geral, é importante que o animal de estimação esteja sempre bem alimentado, pois isso reforça seu organismo. Outra recomendação especial é que o pet esteja sempre com as vacinas em dia, aumentando sua imunidade”, argumenta Camille.


bottom of page