Bancos de sangue precisam de estoques para o carnaval

@Por: Caetano Barreto /Diário da Manhã

#PortalEstaEmTudo


O Carnaval é sempre lembrado como um período de festas. Mas existem perigos: segundo a Polícia Rodoviária Federal, nessa época é comum que motoristas ainda insistam na mistura álcool e direção. Só no ano passado, a PRF atendeu 31,7 acidentes para cada milhão de veículos em circulação, que resultaram em 1,37 mortos para cada grupo de um milhão de veículos e 20,4 feridos por milhão.


Por conta disso, é importante que os bancos de sangue estejam com estoques suficientes para atender à demanda do Carnaval. A coordenadora de Captação do Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso, Alexandra Mazzoca, revela que o Hemopasso tem uma campanha programada esta quinta-feira (28). “Estamos com o estoque estável, e hoje atenderemos o dia todo, começando às 7h30min às 11h30min, e das 13h30min encerrando às 17h. Já temos uma agenda de quase 80 doadores para que consigamos manter os estoques no feriadão”, aponta Mazzoca.


A razão da ação prévia é disponibilizar o sangue em tempo hábil. “também por uma questão de liberação do sangue para o feriado, a nossa atividade de abastecimento vai ocorrer hoje. Com isso, na sexta-feira à noite nós já teremos a liberação das bolsas. Isso porque elas passam por um teste que é realizado em Florianópolis, então é necessário ter também esse cuidado”, revela a coordenadora do Hemopasso.


Hemopasso precisa também de plaquetas


Segundo Mazzoca, o centro não vai organizar uma campanha durante o carnaval. “Não teremos ações especiais pois nos anos anteriores nós não tivemos retorno. Infelizmente, por conta das festas, as pessoas acabam bebendo, então ficamos quase sem doadores para abrir na segunda-feira. Além disso, é feriado em outros municípios, e como a grande demanda de doadores é de fora, as prefeituras acabam não disponibilizando o transporte para essas pessoas”, indica.


“Também precisamos manter nosso estoque de plaqueta para a quarta-feira. Precisamos de um bom número de doadores para isso, uma média de 50 doadores só para a quarta-feira”, complementa a coordenadora de captação do Hemocentro de Passo Fundo.


HSVP faz campanha no Carnaval


O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) informou em nota que o Serviço de Hemoterapia está com os estoques regulares. Segundo assessoria, isso ocorre pois o HSVP trabalha com campanhas permanentes de doação.


Além disso, o hospital lançou a campanha “Doe Sangue antes de cair na folia”, com o objetivo de captar mais doadores. A campanha será lançada na sexta-feira (1), quando a Hemoterapia também comemora seus oito anos de atuação.


Quem pode doar


Para doar sangue, primeiramente, é preciso ter entre 16 e 69 anos. Deve-se também pesar no mínimo 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens de 16 e 17 anos também podem doar, mas precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.


Não é necessário estar em jejum. Basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Ademais, não pode ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue, como sífilis, aids, hepatite e doenças de chagas. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue.

Foto arquivo | Diário

5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png