Batalhão Ambiental da BM flagra quase 9 toneladas de pinhões colhidos ilegalmente em Ibiraiaras

#PortalEstaEmTudo

@Fonte: Uirapuru

Por: Mateus Miotto


O Batalhão Ambiental da Brigada Militar flagrou 8.500kg de pinhões, ainda nas chamadas bochas, colhidos ilegalmente ontem (31) em uma propriedade rural, no interior de Ibiraiaras, cidade que fica próxima a Lagoa Vermelha.


Foi feita a apreensão do alimento e o proprietário das terras autuado de acordo com a lei. Há uma normativa de 1976 do IBAMA que proíbe a coleta, venda, transporte ou depósito de pinhões antes do dia 15 de abril. O motivo é para que eles sirvam, primeiro, de alimento para os animais e assim sigam o ciclo da reprodução das árvores.


A situação, em escala menor, já aconteceu pelo menos três vezes em Passo Fundo neste ano, mas no comércio. Ontem (31), em atendimento a denúncias anônimas e em continuidade a Operação Curiúva (do tupi-guarani “a árvore do pinhão”) que tem por finalidade a prevenção e fiscalização da colheita, comércio e transporte do pinhão, uma Equipe do 3°Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Passo Fundo realizou a fiscalização em uma Fruteira, localizada na rua Morom, no bairro Boqueirão, em Passo Fundo.


Os Policiais Militares, ao chegarem no local, constataram que havia certa quantia de pinhão exposto para venda e outra parte em um depósito, totalizando, aproximadamente, 75Kg do alimento. Foi realizado o Boletim de Ocorrência Policial e os pinhões foram apreendidos. Os 75 kg de sementes foram doados ao Primaves – Centro de cuidado de Animais, situado no distrito Bela Vista, em Passo Fundo, onde será destinado à alimentação de aves e primatas.