‘Bergacida’: conheça o inseticida natural à base de bergamota que pode ajudar no combate à dengue

Estudantes de Santa Maria, na Região Central do RS, desenvolveram um inseticida composto apenas por água, vinagre e bergamota (como a tangerina é chamada no Rio Grande do Sul), e descobriram que o produto pode ajudar no combate à dengue. Criado com orientação de uma professora de Química, o “bergacida” mata as larvas e pupas (estágio anterior à larva) do Aedes aegypti e agora será usado pela prefeitura da cidade no combate ao mosquito.


Além disso, projeto das alunas do Colégio Marista Santa Maria é finalista da Feira Brasileira de Jovens Cientistas. A Vigilância Sanitária de Santa Maria, que deve utilizar também o “bergacida” nas ações de combate ao mosquito na cidade, auxiliou na pesquisa fornecendo amostras vivas para os estudos. Em 2022, o RS já registrou 45 mortes e 32 mil casos da doença.

O trabalho de pesquisa vem sendo realizado pelo grupo desde julho de 2021.

“Até chegar no teste final foram vários e vários testes. A gente teve que ir ajustando as proporções”, conta Valentina Fraga, estudante 2º ano do ensino médio.

A Secretaria Estadual da Saúde afirma que experiências que tentam diminuir a circulação da doença são interessantes, mas reforça a importância da eliminação de focos de proliferação.

O Aedes aegypti, responsável pela transmissão não só do vírus da dengue, como da zika e da chikungunya, é conhecido por se reproduzir em água parada. Borrifado nestes locais, o “bergacida” atua como veneno e mata os animais.

“A pupa tem uma morte um pouco mais rápida, em torno de quatro minutos, e a larva morre em 20 minutos”, explica a professora orientadora do projeto Josiéli Demetrio Siqueira. O que torna a mistura eficiente é o pH ácido obtido através da extração dos componentes presentes na casca da bergamota. Por ter ingredientes naturais, o inseticida não é tóxico. De acordo com as alunas, o “bergacida” é rápido e simples de ser preparado e pode ser feito em casa. Como fazer um “bergacida”

  • Cascas de cinco bergamotas

  • Meio litro de água

  • Cinco colheres de sopa de vinagre de álcool

Primeiro, ferva as cascas em meio litro de água, por dez minutos. Depois de esfriar, retire as cascas e misture as colheres de vinagre de álcool. Para utilizar, é só colocar a mistura em um borrifador.


Fonte : G1 Rs