top of page

BM forma 163 sargentos para atuar no policiamento do RS

@Luiz Chaves/Palácio Piratini


Novos sargentos capacitados para atuar no policiamento ostensivo em diferentes regiões do Rio Grande do Sul foram apresentados durante formatura no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, na última semana. São 163 alunos-soldados que concluíram o curso técnico em Segurança Pública/Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento Auxiliar da Polícia Militar. No total, serão formados 407 em todo o estado.


A importância de valorizar o esforço dos formandos em aprenderem os preceitos do juramento dos policiais militares - manutenção da ordem, policiamento para cumprir a lei e atendimento social - foram destacados pelo subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Eduardo Biancchi Rodrigues. "Estamos formando sargentos de uma corporação que tem mais de 180 anos para funções de extrema importância e complexidade estrutural. A sociedade espera que sejamos profissionais capacitados, em quem se possa confiar, com apoio incondicional do Estado", afirmou.

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, também se manifestou. "Um corpo qualificado de sargentos é meio caminho andado para que as diretrizes da corporação sejam seguidas. O Estado agradece a cada um dos brigadianos que está dando o seu melhor para honrar suas famílias e o Rio Grande".


Capacitação O curso teve início em março deste ano e promove os alunos na carreira de nível médio da corporação. Cumprindo planejamento de 800 horas/aula, englobou conhecimentos específicos da atividade policial-militar, disciplinas de direito institucional; polícia ostensiva; técnicas de ensino; uso da arma de fogo; direito administrativo; direito penal e penal militar; direito processual penal militar; análise criminal; administração de logística, patrimônio e orçamento. A qualificação ocorreu na Escola de Formação e Especialização de Soldados, em Montenegro, e no Polo de Ensino, de Porto Alegre.

bottom of page