top of page

Calendário para o IPVA 2024 deve ser anunciado nos próximos dias



Dezembro é sinônimo de impostos, tanto de imóveis quanto de veículos. Nos próximos dias, conforme informações obtidas pela Uirapuru, o Governo do Estado deve divulgar o calendário de pagamento do IPVA 2024. Costumeiramente o imposto pode ser pago a partir das últimas semanas de dezembro já de forma antecipada, fazendo-se valer dos descontos máximos de incentivo dados pelo Governo.


Além do desconto pela antecipação, que normalmente vale até os primeiros dias de janeiro, há ainda o desconto para quem tem cadastro dentro do Nota Fiscal Gaúcha, e notas suficientes para tal, além do desconto de bom motorista. O calendário diz respeito também ao parcelamento e ao percentual de desconto para os pagamentos antecipados.


Mesmo se aproximando a data de mais uma sequência de pagamentos para 2024, há um número considerável de inadimplentes no IPVA 2023. Dados fornecidos pela Delegacia da Receita Estadual de Passo Fundo revelam que, de um total de 80 mil 509 veículos tributáveis pelo IPVA, 6 mil 620 (8,27%) não pagaram o imposto referente ao exercício de 2023 e e 4 mil 473 já tiveram o imposto inscrito em dívida ativa. Isso representa o valor de R$ 4,7 milhões que deixaram de entrar para os cofres públicos. Lembrando que 50% do valor do IPVA fica para o Estado e 50% para o Município.



bottom of page