top of page

Campanha do HSVP motiva doação de sangue entre jovens


A semana iniciou movimentada no Serviço de Hemoterapia, do Hospital São Vicente de Paulo, com a presença de estudantes, professores e integrantes do Círculo de Pais e Mestres do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo. Cerca de 50 pessoas realizaram uma doação coletiva motivados pela campanha da Blitz sobre Doação de Sangue, que desde o ano passado, busca conscientizar jovens da importância deste gesto nobre e voluntário.


Janaína Benderovicz, 45 anos, e o filho Luís Otávio Benderovicz Guimarães, 16 anos, tiveram a oportunidade de realizar uma doação em família. “Estou muito emocionada, porque já sou doadora e esta é a primeira vez do meu filho. A iniciativa, do Hospital com o Colégio, é muito importante para que os jovens cheguem à fase adulta já sabendo da grandeza deste compromisso social. Afinal, ninguém está livre de algum dia precisar de sangue”.


“No mês passado, o Serviço de Hemoterapia esteve no Colégio com uma palestra sobre doação de sangue que veio ao encontro de um projeto que também está sendo desenvolvido em sala de aula. Essa é a minha terceira doação, mas muitos dos meus colegas estão aqui pela primeira vez. Nós estamos muito orgulhosos em ajudar, fazendo o bem e a diferença na vida de tantas outras pessoas”, afirmou Maria Luiza Dalagnol, 17 anos, aluna do 3º ano.


O sangue coletado no HSVP é a esperança de vida para vítimas de acidentes, cirurgias de emergência ou cardíacas, transfusões para pacientes com câncer e outras doenças graves. Conforme a Dra. Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo a ação junto ao público mais jovem está surtindo efeitos. “No período de junho de 2022 a março de 2023, durante a primeira etapa da campanha, obtivemos 107 candidatos a doação na faixa etária de 16 e 17 anos. O número também foi significativo com o público dos 18 aos 29 anos, sendo 3.005 novos cadastros. Estamos muito otimistas com estes resultados”, destacou a médica responsável.


Blitz nas Escolas


A campanha do HSVP busca, através de mini-palestras, esclarecer dúvidas sobre a segurança do processo de doação e fidelizar novos doadores. Desde o ano passado, o projeto já atingiu um superior de 1.300 alunos de instituições públicas e particulares. Até o fim do primeiro semestre de 2023, seis escolas de Passo Fundo vão receber a ação com perspectiva de mais 1.500 jovens.


Para doar sangue o voluntário precisa estar bem de saúde, alimentado, ter tido uma boa noite de sono e pesar acima de 50 kg. O processo é o mesmo para todas as idades, no entanto, quem tiver 16 e 17 anos precisa apresentar um termo de consentimento assinado ou estar na presença dos pais ou responsáveis. O documento obrigatório está disponível no link https://hsvp.com.br/download-de-documentos na aba termo de consentimento livre e esclarecido.


Doações no HSVP


O Serviço de Hemoterapia é responsável por suprir as necessidades de todo o Hospital que, atualmente, é referência em atendimento de saúde para mais de 2 milhões de habitantes das regiões norte e missioneira. Quem quiser fazer uma doação deve procurar o serviço localizado na Rua 15 de Novembro, no prédio da Radioterapia – nº 485, 5º andar. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone (54) 3316 4087.


Créditos: Ana Paula Koenemann - Comunicação HSVP


bottom of page