top of page

Casa de apoio ajuda familiares de pacientes com câncer em Passo Fundo


A Casa de Apoio de Passo Fundo que inaugurou no dia 22 de junho de 2018 oferece Serviço de Acolhimento Institucional, e atende pessoas que estão em tratamento oncológico no Hospital São Vicente de Paulo e Hospital da Cidade, tendo como região de abrangência 62 municípios.

Para anteder de forma acolhedora e confortável, pensando no bem estar dos usuários, a Casa de Apoio conta com uma infraestrutura composta de 06 dormitórios com 04 camas de solteiro (cada), e 1 dormitório com 2 camas, que será reservada à pessoas com deficiência física; 04 banheiros com chuveiro; sala de convivência, sala de estar, cozinha na qual serão preparadas as refeições (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar); refeitório e lavanderia, podendo atender até 26 usuários por pernoite.

A instituição conta com o apoio de uma equipe, composta de coordenador, assistente social, psicóloga, assessor de comunicação, monitores (24 horas), secretária, cozinheira, auxiliar de limpeza e voluntários.

Este serviço é oferecido pelo tempo que se fizer necessário, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Todos os serviços são gratuitos e a casa acolhe o usuário com um acompanhante.

Na última semana uma equipe da Casa de Apoio esteve em Não-Me-Toque divulgando seu trabalho.


Como ajudar


A Aapecan se mantém com a ajuda de doações. A assistente social Juliana Carvalho explica que a comunidade pode contribuir tanto com mantimentos, quanto sendo voluntária para a disponibilização de atividades aos pacientes e familiares. "O trabalho voluntário é fundamental para que a gente possa ampliar as ações a serem oferecidas para as famílias. Também é importante a contribuição em dinheiro. A gente tem a equipe de telemarketing que faz esse processo de ligar através das campanhas", destaca.


O único requisito para utilizar os serviços oferecidos pela Aapecan é a comprovação do diagnóstico de câncer. A unidade de Passo Fundo oferece hospedagem para cerca de 20 pessoas, além de três refeições diárias. A sede funciona de segunda a sexta-feira e fica na Rua Passo Fundo, 335, na Vila Luiza.


bottom of page