top of page

Catequese continua suspensa por tempo indeterminado


Atendendo as recomendações da Organização Mundial da Saúde - OMS e da Secretaria Municipal de Saúde, de combate e prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19), a Comunidade Católica Cristo Rei de Não-Me-Toque segue com as atividades da catequese suspensas. "Estamos todos ansiosos para voltar, mas o momento que vivemos, é preciso se resguardar. Não vamos liberar nada no momento. Pedimos um pouco de paciência e bom senso. Precisamos compreender que a situação do momento, não nos permite voltar," afirmou Laerte Reis, pároco da Comunidade.


Sobre a possibilidade das aulas serem realizadas online, Laerte descartou a questão. Segundo ele, muitas catequistas são do interior e não tem acesso a internet, outras não tem o domínio da ferramenta. "Não sugiro no momento, até para não ficar essa desigualdade entre as catequistas. As mesmas foram orientadas a não passar o conteúdo do livro, até porque nem todos estão com o livro."


A catequese, preparação para a 1ª Eucaristia e Crisma estava prevista para iniciar no dia 22 de março. Em função da pandemia, nenhum trabalho foi realizado até o momento, porém, muitas crianças compreendendo a situação estão realizando algumas atividades em casa, com sua família. Laerte revelou que tem recebido inúmeros registros de famílias rezando o terço, acendendo uma vela e rezando.


Sem data para o retorno, Laerte afirma que para a realização da celebração da 1ª Eucaristia e da Crisma serão necessários alguns momentos intensivos, como por exemplo, aulas aos sábados a tarde. "Não vamos conseguir recuperar tudo, por isso, a ideia é de um intensivo, passando os pontos principais, porém nada forçado, sem prejudicar as nossas crianças."


Já sobre a realização das missas, a Arquidiocese de Passo Fundo liberou a realização das missas presenciais com o número limitado de pessoas. Porém, segundo Laerte, a Paróquia de Não-Me-Toque seguirá com as missas online transmitidas pelo Portal NMT, por entender que não tem como escolher quais pessoas terão acesso à igreja, e além disso, incentivar que idosos saiam de casa, sendo que a recomendação é ficar em casa.


A próxima missa drive-in será realizada no dia 10 de junho, a missa de Corpus Cristhi.


bottom of page