Central Geradora Hidrelétrica Mirim entrará em operação

#PortalEstaEmTudo


A Coprel iniciou o ano de 2022 ampliando a capacidade de geração de energia limpa e renovável. Nos próximos dias entrará em operação, a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Mirim, localizada no Rio Jacuí Mirim, entre os municípios de Carazinho e Santa Bárbara do Sul.


A usina aproveita a queda natural do rio para gerar energia e conta com tecnologia de ponta para ser mais eficiente: são duas turbinas e uma potência instalada de 1,45 MW, o que equivale a energia gerada para aproximadamente 1.500 famílias. O investimento total deste projeto está em torno de R$ 15 milhões, e a operação será realizada de forma totalmente remota pelo Centro de Operações da cooperativa.


Estamos muito felizes em concluir mais um investimento na área de geração de energia. Nosso reconhecimento a toda equipe envolvida na concretização desta obra, que será entregue em aproximadamente 13 meses de muito trabalho. A CGH Mirim diversifica a matriz energética regional por meio de uma geração que utiliza uma matriz limpa e renovável, traz mais resultados para a cooperativa e benefícios para toda a sociedade”, destaca o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello.


A área total de reflorestamento e preservação é 49,6 hectares, e está prevista a reposição de 21 mil mudas de árvores nativas. O modelo de realização de empreendimentos de geração em conjunto com mais investidores é uma forma de diversificar investimentos e ampliar as relações comerciais da cooperativa. Os resultados obtidos com a geração de energia são aplicados em programas sociais em benefício dos cooperantes.


A usina tem a participação da Coprel em (53,50%), Dirceu Detoni Júnior (3,25%), Ricardo dos Santos (3,25%) e Araucária participações e Investimentos S/A (40%).