Centro de Especialidades e Diagnósticos Julia Billiart realiza atividade de reflexão sobre a vida


Um momento para desligar do externo e se concentrar e conectar com as próprias sensações e percepções. Esse foi o objetivo da atividade realizada na terça-feira (14) no Hospital Notre Dame São Sebastião e na quarta-feira (15) no Centro de Especialidades e Diagnósticos Julia Billiart.


Promovido pela psicologia organizacional, o momento trouxe relaxamento, reflexão e calmaria em meio a estes dias tão turbulentos, onde nós temos estímulos externos a todo tempo. Segundo a psicóloga organizacional das instituições, Graziele Goedel, o objetivo da atividade foi falar de vida, e não de suicídio. “Nós estamos vivendo dias tão pesados, que quisemos focar nos pequenos prazeres, nas alegrias que estão nas pequenas coisas. Quisemos cuidar das nossas equipes e foi assim que eles saíram de lá, se sentindo cuidados”.


Os participantes tiveram a oportunidade de participar de um relaxamento com uma fisioterapeuta. De pés descalços, passeavam por uma trilha, observando cada sensação que as diferentes texturas causavam. Do outro lado, o tato e o olfato eram trabalhados, através de cheiros que traziam memórias e lembranças.


Após a trilha, em uma cabine, eram convidados a ver a imagem da pessoa mais importante de suas vidas. Com carinho e atenção observaram suas próprias imagens refletidas no espelho.


O cuidado continuou e foram convidados a degustar de um lanche, prestando atenção em cada sentido, abordando o doce e o salgado, o quente e o frio. E pra finalizar, eles deixaram mensagens que serão distribuídas nos corredores das instituições.


Para a técnica de enfermagem do CME do Hospital Notre Dame São Sebastião, Roseli Machado, esse foi um momento importantíssimo. “Me senti tranquila, energizada, foi muito emocionante. Que bom poder dar um tempo pro corpo e pra mente e recuperar as energias”, relatou.


A trilha de sensações e emoções fez parte das atividades que lembraram o setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio.