top of page

Cidades do interior do Rio Grande do Sul devem receber internet 5G

Existe a possibilidade de ativação a partir do dia 30 de maio.


Na próxima semana a Anatel o GAISPI (grupo que acompanha e coordena os compromissos do edital de 5G) deve liberar mais um lote de 459 cidades para potencial início das operações de 5G na faixa de 3,5 GHz. A ativação das cidades, contudo, dependerá da estratégia das operadoras.


A novidade na liberação de mais esse lote é a grande quantidade de municípios em cidades com menos de 30 mil habitantes, que em tese constituem o foco das obrigações das operadoras regionais, mas que só precisariam começar a ser atendidas a partir de 2026. Das 459 cidades que devem ser liberadas pelo GAISPI, 428 são em pequenos municípios.


Há ainda 21 cidades em municípios entre 30 mil e 100 mil habitantes e 10 cidades com população entre 100 mil e 500 mil habitantes. “Nós temos a expectativa realista de liberar, até o meio do ano, 1,6 mil cidades e essa nova leva é parte desse conjunto”, explica o presidente do GAISPI, Moisés Moreira. “A ativação, agora, dependerá apenas das operadoras”. A expectativa é que a liberação do lote de cidades aconteça na reunião do próximo dia 24 com possibilidade de ativação a partir de 30 de maio.


Informações: Clicespumoso/ Leouve


bottom of page