Mulheres que não desejam engravidar e fazem uso de anticoncepcional devem ficar atentas para não esquecer de tomar os comprimidos. Se ingerido todos os dias no mesmo horário conforme manda a bula, o medicamento tem eficácia de 99,9%, segundo a maioria das fabricantes. Só que na vida real nem sempre é fácil. As pacientes se atrapalham com horários, o que faz esse índice cair, ficando entre 92% e 94%, diz a ginecologista Jaqueline Lubianca, professora de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Em caso de esquecimento, é importante observar o intervalo de segurança garantido por cada fabricante. Em se tratando das pílulas combinadas, com estrogênio e progestogênio, as mais comuns, o espaço é de 12 horas - ou seja, se o período de esquecimento não passar de 12 horas, a mulher pode tomar o comprimido esquecido assim que lembrar e o próximo no horário habitual. A segurança contraceptiva se mantém e não é necessário usar preservativo nas próximas relações sexuais.
Se o período de esquecimento passar de 12 horas, a mulher precisa tomar o comprimido que falta assim que lembrar e, em caso de ter relações sexuais, usar preservativo nos próximos três dias — o tempo pode variar conforme a fabricante. O método de barreira adicional é para garantir proteção contra a gravidez enquanto é refeito o bloqueio da ovulação.
— Esse uso de preservativo por três dias consecutivos após o esquecimento é para se proteger de eventual falha, já que houve diminuição da concentração hormonal — explica Jaqueline, que também é coordenadora do Ambulatório de Planejamento Familiar do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
Se o intervalo de esquecimento passar de 48 horas, a segurança contraceptiva ficará bastante comprometida. Nesse caso, a recomendação vai depender do momento da cartela: se está mais para o fim ou mais para o início, mas em ambas as situações será necessário usar preservativo.
— Se está mais para o fim, a paciente pode suspender totalmente a pílula, fazer uso de preservativo e aguardar a menstruação. Se está mais para o início, vai precisar de camisinha durante todo o ciclo. Isso porque o início da cartela é o momento em que se está construindo o bloqueio hormonal. Em caso de esquecimento da pílula nesse período, a chance de alguma falha é maior — diz a ginecologista.
O fim da cartela, quando se aproxima o período de pausa para que ocorra o sangramento de privação, também é um momento frágil para esquecer de tomar a pílula, já que aumentarão os dias em que o organismo ficará sem contracepção.
— Se esquece os três últimos comprimidos da cartela, por exemplo, e aí vem a menstruação por sete dias, o total do período de pausa do anticoncepcional será de 10 dias. Por isso falamos para as pacientes cuidarem com as "pontas" da cartela. Tem que fazer a pausa somente nos dias indicados pelo fabricante para evitar o desbloqueio do eixo que impede a ovulação — frisa a médica.
Pílula anticoncepcional é um método contraceptivo que exige rotina
É seguro ter relação sexual sem camisinha no período de pausa da pílula, desde que, dias antes, não tenha ocorrido algum esquecimento.
Para mulheres que não conseguem se regrar com o anticoncepcional e sempre recaem em esquecimentos, a dica da ginecologista Janete Vettorazzi, coordenadora de assistência Materno-Fetal do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e docente do curso de Medicina da UFRGS, é aliar o horário de toma o comprimido com algum hábito diário.
— É importante que a mulher tenha uma rotina de utilização da pílula, por exemplo: sempre que escovar os dentes à noite, vai tomar a pílula. Ter essa rotina diminui a chance de esquecimento. Dá para colocar lembrete no celular para lembrar de tomar o anti — sugere a médica.
Se ainda assim for difícil tomar a pílula todos os dias no mesmo horário, Janete lembra que há outras formas de evitar a gravidez.
— A contracepção tem que ser individualizada para cada mulher, considerando sua faixa etária e momento de vida. Há outros métodos seguros além do anticoncepcional. É importante avaliar as alternativas junto com o médico.
POR GZH
Comments