top of page

Concurso Nacional Unificado Reserva 20% de Vagas para Candidatos Negros em Órgãos Federais

O governo federal destinou 20% das 6,6 mil vagas do Concurso Nacional Unificado para candidatos negros. As vagas estão distribuídas entre nível superior (5.948) e nível médio (692), abrangendo 21 órgãos federais. A divulgação dos oito editais, correspondentes a cada bloco temático do concurso, ocorreu nesta quarta-feira (10), oferecendo informações detalhadas sobre vagas, requisitos, salários, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas.

Para Lais Barros Gonçalves, pesquisadora sobre o trabalho de mulheres negras e coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o percentual de 20% representa um avanço significativo para a inclusão de pessoas negras em espaços de poder e tomada de decisão. No entanto, ela destaca que esse valor ainda está distante do quantitativo ideal para garantir a paridade e isonomia no Brasil.

Lais Barros Gonçalves enfatiza a importância da participação ativa das pessoas negras na criação de políticas públicas, compreendendo o contexto social, histórico e político brasileiro. Essa maior participação é considerada essencial para promover a mudança estrutural necessária, garantindo espaço, voz e reparação histórica para essa população.

A pesquisadora menciona o sociólogo Florestan Fernandes, que desafiou o mito da democracia racial, ressaltando que a população negra ainda enfrenta desafios significativos em termos de representatividade e igualdade no mercado de trabalho.

De acordo com dados do IBGE citados pelo Observatório da Presença Negra no Serviço Público, embora a população negra corresponda a 55% do total no Brasil, essa maioria ainda é sub-representada em posições de destaque e decisão na administração pública. O observatório busca monitorar o preenchimento de vagas em cargos públicos por pessoas negras, destacando desafios e desigualdades persistentes.


Posts recentes

Ver tudo

BAHIA FARM SHOW: STARA APRESENTA NOVIDADES NA FEIRA

Com o lema de Evolução Constante, a Stara leva para esta edição da Bahia Farm Show seu DNA de inovação e tecnologia. De 11 a 15 de junho quem visitar a feira poderá conferir as novidades e lançamentos

Comments


bottom of page