O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual da Saúde e Centro Estadual de Vigilância em Saúde publicou nesta quarta-feira (26), a Nota Informativa nº42, com novas orientações para atendimento ambulatorial, testagem, isolamento e quarentena na situação de alta transmissão da Covid-19 concomitante à circulação de Influenza sazonal.
Seguindo as novas recomendações, a Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque divulga algumas medidas importantes de prevenção e combate da Covid-19.
*CONDUTAS DE ISOLAMENTO E QUARENTENA:
Casos confirmados de Covid-19 por critério laboratorial ou clínico-epidemiológico.
* Indivíduos com status vacinal atualizado:
Sintomáticos: isolamento de no mínimo 7 dias e 24 horas sem febre, a contar do início dos sintomas. *sem uso de antitérmico e melhora dos demais sintomas respiratórios.
Assintomáticos: isolamento por 7 dias, a contar do diagnóstico laboratorial.
Para as duas situações, reforçar o uso de máscaras e demais medidas de prevenção no retorno às atividades.
*Indivíduos com status vacinal em atraso ou não vacinados:
Sintomáticos: isolamento de 10 dias e 24 horas sem febre, a contar do início dos sintomas. *sem uso de antitérmico e melhora dos demais sintomas respiratórios.
Assintomáticos: isolamento por 10 dias a contar do diagnóstico laboratorial.
*ISOLAMENTO DOMICILIAR:
– permanecer em casa durante o período estipulado;
– sair apenas para atendimento médico de emergência;
– evitar contato com outras pessoas, mesmo que familiares;
– usar máscara (PFF2 e N95) de forma adequada, se precisar encontrar outras pessoas. – sempre que possível, não dividir dormitório com outros familiares;
– não realizar as refeições no mesmo espaço e no mesmo momento que outros familiares;
– manter os cômodos ventilados e realizar a higienização de superficies de forma rotineira,
– Comunicar às pessoas com quem teve CONTATO PRÓXIMO nos dias anteriores ao diagnóstico ou nas 24/48 horas antes do início dos sintomas, para manterem-se atentas ao sintomas e
– Cumprir o prazo estipulado para seu isolamento.
ISOLAMENTO: é a separação de indivíduos infectados dos não infectados durante o período de transmissibilidade da doença, quando é possível transmitir o patógeno em condições de infectar outra pessoa.
QUARENTENA: é uma medida preventiva recomendada para restringir a circulação de pessoas que foram expostas a uma doença contagiosa durante o período em que elas podem ficar doentes.
FAMILIARES: Conforme os Protocolos da Secretaria Estadual de Saúde (NI 36 e NI 42 – CEVS/SES-RS), seus familiares estando SEM SINTOMAS, não precisam cumprir o Isolamento Domiciliar com você, porém precisam ficar atentos à sintomas como: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos, diarreia, vômitos, náuseas, entre outros de síndromes gripais. Intensificar os cuidados como uso da máscara e álcool gel. Se sentir sintomas, deverá procurar Unidade de Saúde.
Testes e consultas (sintomáticos ou Positivos Covid-19)
Unidade Sentinela: 54 9 9636-2619
UBS Martini: 3332-3321
Informações sobre isolamento e orientações gerais
Vigilância Epidemiológica: 54 9 9640-7372 (monitoramento)
Vigilância Epidemiológica: 54 9 9633-5314
Vigilância Sanitária: 54 9635-8514
Informações sobre Vacinas
Sala de Vacinas: 54 9 8432-8596
Posto de Saúde Centro: 3320-0300
FONTE: ASCOM PREFEITURA NMT
コメント