top of page

Conhecendo a fábrica: Qualidade


O setor de Qualidade da matriz é composto por 85 colaboradores. As principais atribuições deste departamento é manter a certificação de qualidade da empresa, garantir a homologação de fornecedores, assegurar que estes fornecedores estejam nos requisitos dos padrões de qualidade da Stara e manter todos os processos internos dentro das normas exigidas, gerando e analisando criticamente os dados relacionados à gestão de qualidade da empresa.


Para garantir a máxima excelência em todos os procedimentos, o departamento de Qualidade é subdivido em três fases, Qualidade de Fornecedores, Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e Garantias.


A área de Qualidade de Fornecedores é dividido em três macros processos: o desenvolvimento, monitoramento e melhoria. O desenvolvimento é realizado em conjunto com o setor de Suprimentos e Engenharia. Nesta etapa avaliamos os processos de fornecedores e materiais produzidos por eles, garantindo que atendam aos requisitos da Stara.


Durante a validação do material é realizado a avaliação de amostras. Igor Kirinius, Engenheiro da Qualidade de Fornecedores, explica: “essa etapa começa na Engenharia com a criação do projeto, passa pelo setor de Compras para orçamento e chega até o setor de Qualidade para verificarmos se a peça física está de acordo com o nosso projeto”.


O segundo processo consiste na avaliação documental, conferindo se todos os registros necessários para a certificação e homologação estão contemplados dentro do fluxo. Feito isso, o material está aprovado e homologado, sendo encaminhado para o monitoramento.


O monitoramento é realizado em três diferentes cenários: inspeção de recebimento, indicadores de performance de fornecedores e visitas/auditorias no fornecedor. O objetivo desta fase é garantir que os fornecedores e seus materiais permanecem na zona de homologação. Quando não atendem os requisitos, são desenvolvidos planos de ação para voltarem à fase de “Qualidade Assegurada” do referido material.


Everton dos Santos Kirinus Gayger, Coordenador de Sistema da Gestão da Qualidade, pontua: “após a validação e homologação do material, ele entra no período de monitoramento. Contamos com pessoas responsáveis por essa inspeção.”


bottom of page