top of page

Conhecimento: poder para transformar


Se tem algo que vem impactando a vida das pessoas de forma mais acelerada depois do advento do coronavírus – e isso chegou também com força ao campo – é que o volume de informações gerado e difundido através dos mais diferentes meios de comunicação cresceu de forma assustadora.


Não muito tempo atrás, era preciso pesquisar bastante para encontrar conteúdo para o campo. Hoje, ele chega sem ser solicitado. Quem está no dia a dia da lavoura e da atividade leiteira se vê rodeado de informações variadas, oriundas de fontes diversas, e nem sempre tem a certeza de que tudo vai contribuir para o resultado. 


O aspecto positivo dessa revolução é a construção conjunta do conhecimento. O negativo é que nem tudo se aplica a todas as realidades. Aí entra o poder das escolhas.


Especialistas são unânimes em afirmar que as tecnologias vieram para facilitar a vida no campo e ajudar a solucionar problemas que impactam na tomada de decisão. E terão papel fundamental para que se consiga duplicar a produção de alimentos até 2050 para alimentar as mais de 10 bilhões de bocas que o planeta. Mas entendem também que é preciso estar bem alicerçado nas fontes do conhecimento que efetivamente reverte em melhores resultados.


Próximo da colheita da safra de inverno e iniciando a implantação da soja, Sérgio Kroessin não tem dúvidas de que o produtor precisa se cercar de parceiros que lhe garantam a tranquilidade de estar indo para o caminho certo. Aliás, confiança é assunto de máxima importância para ele.


Produtor de grãos em Santo Antônio do Planalto, de perfil inovador, sempre atento às novas tecnologias, ele sabe que é necessário buscar informações e dados que facilitem o dia a dia da propriedade e a tomada de decisão e não abre mão da segurança que tem através da cooperativa. “Precisamos de praticidade nas operações para ter mais tempo no planejamento e a busca de conhecimento”, afirma.

A BOA ESCOLHA


“Quem estará contigo nas trincheiras? E isso importa? Importa mais do que a própria guerra!” As afirmações do escritor Ernest Hemingway, que viveu o dia a dia das duas guerras mundiais e descreveu a importância de ter ao lado quem pode fazer a diferença em momentos de dificuldade é usada pelo superintendente de Produção Agropecuária da Cotrijal, Gelson Melo de Lima, para exemplificar o impacto das escolhas e das boas parcerias no resultado.


Lima destaca que há muitos detalhes envolvidos na produção de grãos e as novidades, em todas as áreas, chegam muito rápido. “A cada 14 meses dobra o volume de informações do Agro. Isso sem falar em tecnologias digitais. Mas o que é relevante para minha realidade? É com o propósito de ajudar o produtor a entender essas novidades para poder fazer a melhor escolha que a Cotrijal está presente no dia a dia da propriedade”, defende.


JORNAL DA COTRIJAL - Quer ter acesso à reportagem completa. Acesse a edição de outubro do Jornal da Cotrijal. E confira também entrevistas no AgroCast Cotrijal.




Fonte: Assessoria de Imprena e Marketing da Cotrijal

bottom of page