Consulta Popular deve ser realizada entre outubro e novembro

#PortalEstáemTudo


O governo do Rio Grande do Sul confirmou a destinação de R$30 milhões para a Consulta Popular deste ano. O montante será destinado a projetos de Desenvolvimento Regional, eleitos pela população em votação 100% digital. Em 2020 o pleito foi realizado em outubro e foram destinados R$ 20 milhões.


A expectativa do governo, que anunciou a destinação da verba no último dia 30 de julho, é que o pleito seja realizado entre outubro e novembro. Além também de manter a parceria para atualização dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Regional das 28 regiões dos Coredes, documentos esses que pautam grande parte dos projetos votados na Consulta Popular.


O Presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Produção, Evandro Silva, destacou a expectativa para esse ano e as mudanças exigidas pelo governo. Entre elas está a possibilidade da população enviar ideias e propostas para sua região. Isso ocorrerá por meio do aplicativo para celular Colab, onde técnicos do governo e dos Coredes avaliarão as demandas. As escolhidas serão inseridas nas cédulas de votação, e os projetos eleitos, executados pelas secretarias e monitorados pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e pelos Coredes. Conforme a execução é efetivada, o governo libera os valores.


Fonte: Diário da Manhã