top of page

Convenção do Republicanos lança Hamilton Mourão ao Senado


O partido Republicanos lançou, na tarde deste sábado, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a candidatura de Hamilton Mourão ao Senado pelo Rio Grande do Sul. O vice-presidente participou da Convenção do Partido, que também homologou candidaturas de 52 nomes a deputado estadual e 32 para a Câmara Federal, além de dois suplentes ao Senado. O evento teve a participação de lideranças regionais e de Onyx Lorenzoni, candidato ao Governo do Estado pelo PL, partido que compõe a aliança com a sigla do vice-presidente.


Pela primeira vez o Republicanos lança um candidato ao Senado pelo Estado. Mourão, cercado por um forte aparato de segurança, iniciou seu discurso saudando as mulheres do partido, destacando a presença de Beth Colombo, secretária da Educação de Canoas. Disse que sua candidatura se deu em função de sua fé e coragem. “Acredito no nosso destino de poder fazer com que o mundo seja melhor e que o Rio Grande do Sul possa gerar mais emprego e renda. Temos a coragem moral para fazer o certo, mesmo que o errado pareça mais simples. Porque o direito à liberdade e à vida não são dádivas de políticos, são dádivas de Deus”, defendeu. Lembrou que dedicou 46 anos ao país como militar e outros quatro como vice-presidente. “Vou continuar servindo à nação, legislando, fiscalizando e julgando o trabalho de quem não está sendo correto.” Em sua atuação como Senador, disse ter a intenção de garantir o que ele chama de “as quatro grandes liberdades”: a de expressão, a de religião, a de não se ter medo e a de não ser coagido por ninguém. E finalizou usando referências ouvidas na maioria dos discursos dos candidatos: “Deus, Pátria, Família e Liberdade!”


Mourão chegou ao Estado diretamente de uma viagem aos Estados Unidos, onde participou de reunião com o Conselho de Segurança. Disse ter tido reuniões com empresários, investidores, representantes de bancos e formadores de opinião, relatando o que está realmente havendo no Brasil, como forma de esclarecimento. “Há muito ‘disse me disse’ em relação à polarização e ao processo eleitoral. Levei uma palavra (no sentido) de não vai ser desta forma.”


No Estado, o partido Republicanos fez aliança com o PL, mas ainda aguarda a indicação de vice na chapa encabeçada por Onyx Lorenzoni. Durante a Convenção, o candidato ao Governo citou a abertura de 20 escolas cívico-militares no Estado e 50 outras encaminhadas e, ainda, prometeu a abertura de dezenas de outras, transformando o RS líder nacional no modero de educação. Lorenzoni também não poupou críticas ao governo de Eduardo Leite e projetou o mandato de Hamilton Mourão tão representativo quanto foram os de Pedro Simon e Paulo Brossard.


Participaram da Convenção, além do presidente regional, deputado Carlos Gomes, o ex-ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira, o deputado tenente coronel Zucco, a líder da bancada na Assembleia Legislativa, Francine Breyer, entre outros. A pauta de costumes permeou os discursos dos novos candidatos aos Legislativos estadual e Federal. A ideologia de gênero, a erotização infantil e o comunismo foram condenados enquanto eram exaltados valores como família, Deus e moral, diante de uma plateia de centenas de filiados que lotaram o plenário e os corredores do Legislativo Municipal.


Caren Mello especial para o Jornal do Comércio


bottom of page