Cooperativas Escolares visitam Casa da Sicredi na Expodireto



Mais de 40 estudantes conheceram, de perto, o espaço daInstituição Financeira Cooperativa no Parque da Expodireto/Cotrijal

A Sicredi Cooperação RS/SC teve uma tarde movimentada no terceiro dia de uma das maiores feiras do Agronegócio da América Latina devido à visita de mais de 40 estudantes integrantes de três Cooperativas Escolares - presentes nos municípios de Victor Graeff por meio da Cooperativa Escolar União e Trabalho (COOUNITRA) na E.M.E.F. Marcílio Dias e da Cooperativa Escolar Max (COOPMAX) na E.M.E.F. Leonel de Moura Brizola, e em processo de implantação na E.M.E.F. Amália Kerber em Não-Me-Toque. O Programa, uma parceria entre o Sicredi e Instituições de Ensino, tem como objetivo promover os Princípios e Valores do Cooperativismo como proposta educativa.

Os estudantes foram recepcionados pela equipe da Sicredi Cooperação RS/SC e pelo Presidente, Gervásio Jorge Diel, que destacou que nas Cooperativas Escolares, os jovens são os protagonistas, atuando como líderes, pesquisadores, investigadores e empreendedores, e compartilhando conhecimentos com todos. “Ficamos muito felizes com a visita dos estudantes, que já estão vivendo o Cooperativismo na prática e por conseguirmosplantar a semente do Cooperativismo nos jovens, que ao se desenvolverem, retornam para a Comunidade como lideranças de diversos segmentos”, reforçou.

​A Presidente da CoopMax, Yasmin Eduarda Schons, agradeceu a oportunidade da visita. “As experiências que temos na Cooperativa Escolar geram aprendizados que vamos levar para a vida inteira”, explica Schons. A Presidente da Coounitra, Eláli Finger, também ressaltou a importância da visita. “Agradecemos pelo Sicredi sempre nosproporcionar conhecimentos e estar de portas abertas para nossa Cooperativa”, Finger.

O Programa

Conectado aos Princípios do Cooperativismo e assegurando a promoção do Quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trata da Educação de Qualidade, o Sicredi desenvolve o Programa Cooperativas Escolares. Através de um modelo de conhecimento que envolve o espírito e a prática cooperativista, focado na liderança e no protagonismo juvenil, o Programa é uma verdadeira iniciação ao Cooperativismo, seus valores e princípios.

As Cooperativas Escolares são uma iniciativa de caráter educativo, formada pela união voluntária de crianças ou adolescentes, que realizam atividades sociais, econômicas e culturais de acordo com seus objetivos comuns, no contraturno escolar, sem fins lucrativos. É um movimento de muitos alunos que acreditam no cooperativismo como uma possibilidade de transformar suas Comunidades.


POR: Sicredi