Cooperativismo fará parte do currículo escolar da Rede Municipal de Educação de Victor Graeff

O cooperativismo integrará oficialmente o currículo escolar dos alunos da rede municipal de educação de Victor Graeff a partir de 2020. A decisão da Secretaria Municipal de Educação ocorreu em consequência dos trabalhos já consolidados no município através do Programa A União Faz a Vida (PUFV) – que em 2020 completa 25 anos de atuação local – e, em especial, da Cooperativa Escolar.


A coordenadora local do PUFV e atual representante da Secretaria Municipal de Educação, Bruna Taís Scharlau, destaca que as metodologias propostas pela SMEC – colocadas em prática pelos professores –, já têm sua essência baseada em ações do cooperativismo, tais como: escolhas e construções que buscam crescimento do grupo, solidariedade, ajuda mútua, participação democrática, responsabilidades compartilhadas, conhecimentos e aprendizagens coletivas. “Por tudo isso que já vem acontecendo na prática, sentiu-se a necessidade de formalizar esta implantação”, comenta ela.


Bruna ainda ressalta que a proposta do cooperativismo não exclui os conteúdos essenciais que cada professor deve trabalhar em sala de aula, mas propõe uma maneira diferente de construir estas aprendizagens. “Aqui no município, muitas conquistas já foram alcançadas utilizando o cooperativismo como pilar do conhecimento através dos projetos de aprendizagem e da cooperativa escolar, como por exemplo: protagonismo dos alunos, lições de cidadania, democracia, empreendedorismo e formação de lideranças”, considera a coordenadora local do PUFV.


Para a assessora de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Cooperação RS/SC, Ane Müller De La Canal, a implantação do cooperativismo no currículo da rede municipal de ensino de Victor Graeff consolida uma trajetória de muita dedicação de todos os agentes que sempre acreditaram que a metodologia do PUFV poderia fazer a diferença na comunidade. “A Sicredi Cooperação está muito orgulhosa e considera esse um momento histórico na região, pois em 2020 comemoramos 25 anos da fundação do PUFV e Victor Graeff é um dos poucos municípios que desde essa época permanece ao lado do Programa”, celebra a assessora.


A implantação é norteada pelo Documento Orientador Municipal (DOM), o qual apresenta competências a serem desenvolvidas pelos alunos. A construção do DOM segue parâmetros nacionais, mas com particularidades da realidade local. “O cooperativismo, proposto no documento, não é um conteúdo isolado que será desenvolvido em sala de aula, mas sim, um conjunto de habilidades que perpassa em todas as disciplinas do currículo do ensino fundamental e da educação infantil, e que ao final de cada ciclo consolida competências essenciais na vida de todos os estudantes”, explica Bruna.


Fonte: Sicredi

5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png