Coprel alerta para os perigos com a eletricidade

#PortalEstaEmTudo


O distanciamento social é uma medida adotada em muitos países para combater a propagação do coronavírus. À medida em que as pessoas passam mais tempo em casa, o uso de equipamentos elétricos tende a aumentar e os riscos com acidentes relacionados à eletricidade também, seja com adultos ou crianças.


A Associação Brasileira de Conscientização para perigos da Eletricidade (Abracopel), divulga anualmente um documento com dados sobre acidentes causados pela eletricidade e problemas com as instalações elétricas. De acordo com dados de 2019, o ambiente familiar é o local onde acontecem os principais acidentes fatais com a energia elétrica no país. Somente no ano passado, foram 228 mortes no Brasil por choque elétrico em casas, apartamentos ou sítios. Por isso, veja algumas dicas e orientações da Coprel sobre como evitar acidentes domésticos relacionados à eletricidade.


  • Protetores de tomadas: este objeto é essencial para evitar acidentes domésticos, principalmente com crianças pequenas e animais de estimação. Se você possui crianças em casa, utilize protetores nas tomadas.


  • Improvisos ou emendas nas instalações: emendar fios, além de não ser seguro, aumenta a chance de sobrecarregar a instalação elétrica da residência e, consequentemente, a possibilidade de ocorrer acidente ou incêndio. Além disso, o consumo de energia elétrica pode aumentar devido à fuga de energia.


  • Filtro de linha: é recomendado utilizar este equipamento sempre que precisar ligar vários equipamentos em uma mesma tomada. Em caso de sobrecarga de energia, o filtro de linha se desliga automaticamente, diferente do “T”.


  • Reparos na rede elétrica: para efetuar reparos na rede elétrica da residência, contrate sempre um eletricista, profissional habilitado para fazer estes serviços. A chave geral ou os disjuntores devem estar desligados, mesmo que seja para trocar lâmpadas.


  • Equipamentos elétricos e eletrônicos no banheiro: evite utilizar barbeadores, secadores, chapinhas, celulares e tablets no banheiro, principalmente quando está úmido. A água é condutora de eletricidade. Use estes aparelhos somente quando estiver com o corpo totalmente seco.


  • Celulares e eletrônicos similares: grande aliado nos dias atuais, seu uso vai muito além de ligações, e o celular parece inofensivo. No entanto, esse equipamento também pode causar acidentes graves. A orientação é não usar o fone de ouvido no aparelho enquanto o mesmo estiver carregando, pois em circunstancias adversas como em temporais e descargas atmosféricas, pode causar choque elétrico, com risco de morte, além de incêndio.


Pensar numa vida sem energia elétrica parece impossível, não é mesmo? É tanto conforto, praticidade e qualidade de vida, que acabamos esquecendo que existem alguns perigos. Nossa dica é utilizar a energia sempre com muita responsabilidade, tanto no consumo pensando no meio ambiente, quanto para a nossa segurança e dos familiares.

@Assessoria Coprel



5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png