Coprel premia municípios e produtores destaques na 17ª edição do Projeto Coprel Ecologia

#PortalEstáemTudo

Preservar os recursos naturais e contribuir com o meio ambiente. Estas são atitudes de muitos produtores que há 17 anos participam do Projeto Coprel Ecologia, plantando árvores nativas e reflorestando Áreas de Preservação Permanentes - APPs em suas propriedades. O evento online de premiação aos produtores e prefeituras que tiveram destaque no plantio das mudas da edição do programa de 2020, aconteceu na sexta-feira, dia 13 de agosto.


Participaram do evento virtual o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, o secretário Décio Floss, o engenheiro e facilitador Herton Azzolin, o engenheiro eletricista Leonardo Stöhlirck, o engenheiro florestal Nelson Nicolodi, produtores rurais e prefeituras participantes do projeto.


O Coprel Ecologia é um projeto de reposição florestal obrigatória, no qual a cooperativa, com o apoio de prefeituras e produtores, realiza o plantio de mudas de árvores nativas. A cooperativa as distribui gratuitamente aos produtores cadastrados nas prefeituras participantes. Além de fornecer as mudas e estacas, a Coprel também acompanha o desenvolvimento do plantio por meio de vistoria técnica periódica, seguindo critérios pré-estabelecidos juntamente com o Departamento de Biodiversidade (DBIO) do Estado.


As prefeituras que receberam premiação após obterem destaque na organização e plantio no ano de 2020 foram: -Fortaleza dos Valos -Jacuizinho -Quinze de Novembro -Selbach -Tapera Já os produtores que se destacaram pelo manejo do plantio e índice de sobrevivência das mudas foram: -Sadi Frederich, de Fazenda Anoni – Pontão -Roberto Durigon Lemes, de Capão Alto - Cruz Alta Vilmar Luis Reckziegel, de Linha Pulador Sul – Ibirubá Imberto Moraes, de Colônia Oralina – Jacuizinho Prefeitura Municipal de Tapera.


Todos alcançaram níveis excelentes de plantio, com índices de sobrevivência das mudas próximos de 100%.


Em 17 anos de projeto Coprel Ecologia, já foram recuperados 514 hectares de APPs e distribuídas mais de 570 mil mudas de árvores nativas. De acordo com o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, o Coprel Ecologia é uma iniciativa que deu certo e que envolve mais produtores a cada ano. “O interesse dos produtores em participar do projeto demonstra que o compromisso ambiental é um dos pilares da agricultura moderna e responsável que é desenvolvida atualmente. A intercooperação também está presente na iniciativa, que além dos produtores, também conta com as prefeituras municipais, parceiras na condução do Coprel Ecologia. Os excelentes resultados, ano após ano, demonstram que é possível aliar cooperação, desenvolvimento econômico e sustentabilidade”, disse.


Nesta edição serão disponibilizadas 25.530 mudas, divididas entre 15 prefeituras participantes: Ciríaco, Cruz Alta, David Canabarro, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jacuizinho, Mormaço, Não-Me-Toque, Pontão, Quinze de Novembro, Santo Antônio do Planalto, Selbach, Tapejara, Tapera e Vila Maria.




Fonte: Coprel