Coprel vence leilão nacional de energia

#PortalEstaEmTudo


A Coprel venceu nesta sexta-feira (27) o Leilão de Energia Nova A-4, realizado pela Aneel/EPE. Essa conquista viabilizou a implantação da PCH Santo Antônio do Jacuí, que atenderá aproximadamente 9 mil famílias com energia limpa e renovável.


Serão investidos mais de R$ 60 milhões na obra, a ser construída no Rio Jacuí - entre os municípios de Victor Graeff e Mormaço. Já são mais de 10 anos de trabalho para possibilitar a construção da usina, considerando estudos técnicos, ambientais e de viabilidade.


O contrato conquistado terá início no dia 1º de janeiro de 2026, com duração de 20 anos. Dessa forma, a usina precisa estar em funcionamento até o final de 2025. De acordo com engenheiro Mateus Stefanello, facilitador de Negócios da Coprel Geração, as obras devem iniciar em 2024. Estuda-se, ainda, a possibilidade de adiantar o processo, inclusive com comercialização de energia no chamado mercado livre¹.


Segundo Mateus, a vitória é importante pois permite “o crescimento do portfólio de projetos de geração de energia, busca o fortalecimento dos recursos destinados aos programas sociais da cooperativa, além de gerar investimentos nas comunidades atendidas pelo projeto”, ressalta.