top of page

Coqueiros do Sul/RS receberá Programa Cooperativas Escolares



EMEF Justiniano da Rocha será a pioneira do Programa no município


O Programa Cooperativas Escolares é uma iniciativa do Sicredi realizada em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação, que oportuniza aos estudantes do ensino fundamental o desenvolvimento de autonomia, a liderança e empreendedorismo, por meio da vivência dos Valores e Princípios do Cooperativismo. A Sicredi Cooperação RS/SC já tem realizado o Programa na sua área de atuação e agora passará a contar também com o município de Coqueiros do Sul/RS para desenvolver a iniciativa.


A reunião de sensibilização e articulação para implantação de uma Cooperativa Escolar no município foi realizada no dia 04 de março, na Prefeitura Municipal. Participaram do encontro o Prefeito Valoir Chapuis, a Secretária de Educação, Vanessa Chapuis, a Diretora da Escola Municipal Justiniano da Rocha, Jossana Marlise Weber e a Vice-Diretora, Joze Cristiane Ribeiro Schuck. A Sicredi Cooperação RS/SC esteve representada pelo Presidente Gervásio Jorge Diel, pela Assessora de Desenvolvimento do Cooperativisimo, Ane Müller De La Canal e pela Gerente da Agência Coqueiros do Sul, Raquel Carlesso Wiebrandtz.


Na ocasião foi apresentada a proposta de implantação de uma Cooperativa Escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Justiniano da Rocha, no Distrito de Igrejinha. O Presidente da Sicredi Cooperação RS/SC, Gervásio Jorge Diel, destaca a satisfação pela implantação do novo projeto. “A Cooperativa Escolar será o primeiro Programa Social de Educação implantado pelo Sicredi no município de Coqueiros do Sul, sendo que esse era um desejo muito antigo da nossa Cooperativa e do Poder Executivo Municipal. Com esse Programa conseguimos plantar a semente do Cooperativismo nos jovens, que ao se desenvolverem, retornam para a Comunidade como protagonistas e líderes de diversos segmentos”, explica Diel.


A Assessora de Desenvolvimento do Cooperativisimo, Ane Müller De La Canal explica os próximos passos. “No mês de abril faremos a mobilização inicial, apresentando para toda a Comunidade Escolar a proposta do Programa. A Cooperativa Escolar de Coqueiros do Sul seguirá a nova metodologia da Fundação Sicredi, que amplia as oportunidades de aprendizado da Educação Cooperativa por meio da gamificação, utilizando o jogo Cooperlândia”, esclarece.


Nos próximos meses, os alunos e educadores irão participar de encontros de formações e posteriormente constituirão uma Cooperativa, elaborarão um estatuto, formarão os Conselhos de Administração, Fiscal e farão reuniões periódicas. Apoiados sempre por um Professor Orientador e de uma Assessoria Pedagógica do Sicredi, os Alunos constituirão a Cooperativa com muita autonomia e protagonismo. A fundação da Cooperativa Escolar está prevista para acontecer até o final de 2022.


Atualmente, a Sicredi Cooperação RS/SC conta com duas Cooperativas Escolares já fundadas, a Coounitra e a CoopMax, no município de Victor Graeff/RS e está apoiando a implementação de uma nova Cooperativa Escolar, que será fundada no município de Não-Me-Toque/RS.



Comments


bottom of page