top of page

Corrida ao Senado tem oito postulantes; confira quem são os candidatos


Com apenas uma cadeira em disputa nessa eleição, a corrida ao Senado não teve tanta mobilização nos partidos. Até agora há oito nomes concorrendo. Ao contrário do que era esperado por analistas políticos, a permissão para que cada coligação ao governo do Estado pudesse apresentar mais de uma candidatura a senador não multiplicou o número de postulantes.


Pelo contrário, a medida acabou afastando a única possibilidade de reeleição ao cargo. Titular do mandato em disputa, o senador Lasier Martins (Podemos) não conseguiu espaço no palanque de Eduardo Leite (PSDB) e decidiu concorrer a deputado federal.


Novo e o PCB decidiram não disputar a vaga, mantendo apenas nomes ao governo do Estado.


Confira abaixo quem são os candidatos



Airto Ferronato (PSB)

Aos 69 anos, Airto Ferronato é natural de Doutor Ricardo. Auditor fiscal aposentado, trabalhou na Secretaria da Fazenda e no Ministério da Fazenda. Ex-diretor do Departamento de Esgotos Pluviais de Porto Alegre, é vereador em sexto mandato na Capital. Concorre no palanque de Vicente Bogo (PSB) ao governo.



Ana Amélia Lemos (PSD)

Nascida em Lagoa Vermelha, Ana Amélia Lemos tem 77 anos. Jornalista, trabalhou em vários veículos, com atuação na RBS por 33 anos. Foi senadora, secretária estadual e candidata ao governo do Estado em 2014 e a vice-presidente em 2018. Concorre no palanque de Eduardo Leite (PSDB) ao governo.



Nádia Gerhard (PP)

Com 54 anos, Nádia Gerhard é natural de Porto Alegre. Formada em Letras, atuou por 28 anos na Brigada Militar, tornando-se a primeira mulher a chefiar um batalhão no Estado. Foi secretária municipal e está no segundo mandato de vereadora na Capital. Concorre no palanque de Luis Carlos Heinze (PP) ao governo.


Fabiana Sanguiné (PSTU)

Natural de Porto Alegre, Fabiana Sanguiné tem 44 anos. Servidora pública, foi dirigente do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Servidores da Saúde (ASSMS). Liderou protestos e greves, mas nunca disputou cargos públicos. Concorre no palanque de Rejane de Oliveira (PSTU) ao governo.



Hamilton Mourão (Republicanos)

Nascido em Porto Alegre, Hamilton Mourão tem 68 anos. Militar, atuou no Exército por 46 anos, chefiando quartéis no Rio Grande do Sul e no Amazonas, a 6ª Divisão do Exército e o Comando Militar do Sul. Em 2018, se elegeu vice-presidente da República. Concorre no palanque de Onyx Lorenzoni (PL) ao governo.



Maristela Zanotto (PSC)

Natural de Paraí, Maristela Zanotto, 59 anos, é empresária do ramo calçadista e atua como comerciante há 35 anos. Ela atua como palestrante e já presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçapava do Sul, onde reside atualmente. Maristela concorrerá a um cargo eletivo pela primeira vez. Concorre no palanque de Roberto Argenta ao



Olívio Dutra (PT)

Aos 81 anos, Olívio Dutra é natural de Bossoroca. Bancário aposentado, atuou no movimento sindical e ajudou a fundar o PT. Foi prefeito de Porto Alegre, governador e ministro das Cidades. Disputou o governo do Estado em 1994 e 2006, e o Senado em 2014. Concorre no palanque de Edegar Pretto (PT) ao governo.



Ronaldo Teixeira (Avante)

Nascido em São Leopoldo, Ronaldo Teixeira tem 58 anos. Professor e sociólogo, foi duas vezes vereador em São Leopoldo, chefe de gabinete do Ministério da Educação e secretário-executivo do Ministério da Justiça. Concorreu a prefeito e a deputado estadual. Concorre no palanque de Vieira da Cunha (PDT) ao governo.




bottom of page