top of page

Corsan e Flowen lançam projeto-piloto de medidor ultrassônico de água


Um medidor de água ultrassônico (IoTA, na sigla em inglês), com projeto-piloto realizado com a participação da Corsan, foi lançado nesta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água. Inovando no mercado de medição inteligente (smart meters), a nova tecnologia verifica com precisão o consumo e permite a gestão remota de operações, como a ligação e o corte remoto de água. O produto foi desenvolvido com tecnologia 100% nacional, pela empresa Flowen, fundada pelas brasileiras Meta e Ayga.


Entre as vantagens da solução, estão o fim da medição manual e da necessidade de acesso presencial de profissionais e técnicos aos medidores, além da transparência quanto aos gastos individuais de cada empreendimento ou consumidor. Integrado a uma plataforma robusta de análise de dados, o dispositivo traz indicadores detalhados sobre o consumo hora a hora, a necessidade de manutenção, o indício de vazamentos ou de falta de água, a previsão de consumo, entre tantas outras informações de monitoramento de toda a rede operacional.


Além de apoiar a Flowen no desenvolvimento técnico das soluções, no teste e na validação da tecnologia pioneira, a Corsan acompanha a iniciativa desde 2020 e já utiliza em caráter experimental mais de 250 medidores de alta precisão para o monitoramento eficiente da operação. O diretor-presidente da Companhia, Roberto Barbuti, afirmou que “o nosso setor precisa buscar soluções inovadoras para os seus processos. Parcerias como esta contribuem para qualificar e dar ainda maior confiabilidade aos nossos serviços, podendo oferecer mais facilidade para nossos clientes”.


O diretor Comercial, Inovação e Relacionamento da Corsan, Jean Bordin, destacou que “o ineditismo da iniciativa está principalmente no acionamento remoto e também no monitoramento do abastecimento. Na prática, teremos muito mais agilidade no acompanhamento de interrupções no abastecimento, por exemplo, podendo dar uma resposta muito mais veloz para nosso usuário. Vamos ganhar em agilidade e precisão”.


O processo de testagem incluiu a implementação do equipamento associado à plataforma de inteligência de dados em diferentes condições climáticas e geográficas, em ambientes de calor extremo e de frio, como no Litoral e na Serra, para a garantia da eficiência, da confiabilidade e da precisão das soluções de leitura e medição do curso da água.


Com investimento de R$ 25 milhões, as soluções ofertadas pela Flowen apostam na aplicação de tecnologias como internet das coisas (IoT) e big data para a gestão e o monitoramento eficiente do curso das águas. A consultoria Bluefield Research indica que o mercado de água inteligente nos Estados Unidos deve movimentar até US$ 20 bilhões em despesas operacionais e de capital até 2025.


A Meta é uma companhia de tecnologia e inovação, focada em transformação digital (DX), que atua da definição da estratégia digital à entrega de soluções tecnológicas completas, colocando o ser humano no centro de todos os projetos. Com 32 anos de mercado, a companhia tem atuação global: são 300 clientes em mais de 8 países, com uma equipe de mais de 3 mil pessoas, em 350 cidades e 14 países. A Ayga, por sua vez, atua no mercado de dispositivos IoT para diferentes segmentos, tais como transporte de medicamentos, localização de ativos e alimentos. Com o lançamento do IoTA, assume a posição de líder nacional no setor. Estiveram presentes ao ato o vice-presidente da Meta, Claudio Carrara, e o CEO da Ayga, Luiz Francisco Gerbase.


bottom of page