top of page

Corsan garante a boa qualidade da água em todos os municípios em que atua


A Corsan tem o máximo cuidado com a água que distribui, contribuindo para o bem-estar e a saúde da população nos 317 municípios gaúchos onde atua. Para que os padrões de potabilidade sejam atingidos, a Companhia adota processos e procedimentos consagrados no tratamento de água, os quais resultam em eficiente barreira contra os variados tipos de contaminação hídrica. Além disso, realiza um rigoroso monitoramento da água em todas as fases de tratamento, desde a captação até a distribuição. São efetuadas análises horárias na água captada, bem como análises intermediárias no processo de tratamento, o que permite que se façam os ajustes necessários aos parâmetros de tratamento, para que seja garantida a qualidade da água distribuída à população. Nos sistemas abastecidos por mananciais subterrâneos, são analisadas amostras na saída do tratamento diariamente.


Os testes realizados seguem a normativa do Ministério da Saúde (consultar anexo XX da Portaria de Consolidação nº 05/2017 do Ministério da Saúde alterado pelas Portarias GM/MS nº 888/2021 e 2472/2021). É o Ministério da Saúde que estabelece o padrão de potabilidade, isto é, o conjunto de valores permitidos para cada um dos indicadores utilizados para comprovar a qualidade da água destinada ao consumo humano. Com base nessa normativa nacional, a Corsan faz um monitoramento permanente, que abrange desde a captação da água in natura (água bruta), o processo de tratamento, seguindo até a rede de distribuição, onde culmina na entrada de água no imóvel do usuário (quadro de medição).


Para realizar esse trabalho, a Companhia tem uma estrutura especializada, composta de 336 laboratórios. Além dos testes diários feitos em todas essas unidades, a Corsan conta ainda com o Laboratório Central, localizado em Porto Alegre, acreditado pelo Inmetro segundo os critérios da ISO 17025, que garante sua competência técnica. Essa rede de monitoramento confere segurança para o processo de tratamento, pois permite atuar de forma preventiva ou corretiva caso seja observada alguma alteração.


Alguns desses casos podem ser observados em períodos de grande estiagem, quando ocorrem alterações naturais nas características da água dos mananciais de captação, como a proliferação de algas. Nessas ocasiões, a Corsan realiza o monitoramento e os procedimentos operacionais necessários para minimizar os efeitos dessas ocorrências. Um exemplo de protocolo utilizado é a dosagem de carvão ativado, produto que auxilia na remoção das substâncias causadoras de odor e gosto. Devido a que o paladar e o olfato humanos têm uma grande capacidade para detectar essas alterações, usuários mais sensíveis ainda podem perceber odor e gosto. Essas características não afetam a potabilidade da água distribuída, que permanece em conformidade com o padrão de estabelecido pelo Ministério da Saúde.


O padrão de potabilidade da água servida pela Corsan também é fiscalizado externamente. As Vigilâncias Sanitária Municipal e Estadual realizam inspeções no Sistemas de Abastecimento de Água da Companhia, a partir das quais produzem os Relatórios de Inspeção Sanitária. Além disso, todos os resultados do monitoramento realizado pela Corsan são constantemente disponibilizados para os órgãos fiscalizadores dos municípios e do Estado, e alimentam o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que é um instrumento do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua). Com esses vários protocolos, a Corsan garante a qualidade da água que trata e distribui. Por isso é importante que a população também faça a sua parte, evitando usar fontes alternativas de água sem certificação de controle e também higienizando os reservatórios domésticos a cada seis meses aproximadamente. Se este não estiver limpo e desinfetado, a água que passar por ele também poderá se contaminar, ficando impróprio para o consumo. É um cuidado essencial para garantir a saúde e o bem-estar dos moradores.


Opte sempre por se informar em fontes confiáveis, que podem ser facilmente contrastadas e verificadas.


A população pode ter acesso de forma clara e transparente às informações sobre a qualidade de água e sobre o controle de qualidade. Os dados estão disponíveis no site da Corsan, na fatura de serviços recebida pelos clientes e também no portal brasileiro de dados abertos. Sempre que verifiquem alterações na qualidade da água, os usuários devem entrar em contato com a Companhia, para que a equipe técnica possa tomar as providências necessárias. O serviço de Verificação de Qualidade da Água no imóvel deve ser solicitado por meio dos seguintes canais de relacionamento 24 horas: Unidade de Atendimento Virtual em www.corsan.com.br, App Corsan ou 0800 646 6444.


Comments


bottom of page