top of page

Corsan pesquisa vazamentos invisíveis para combater o desperdício de água e melhorar o abastecimento


Os trabalhos estão acontecendo em várias regiões atendidas pela Companhia no Estado e consistem em fazer uma varredura completa nas tubulações subterrâneas a fim de identificar fugas ocultas de água. A iniciativa tem como objetivo evitar o desperdício de água tratada, qualificar o abastecimento, além de mapear pontos mais sensíveis nas redes melhorando a vazão, principalmente nas partes altas das cidades. Quando identificado um vazamento, as equipes de serviços da Companhia são acionadas para atuarem com as intervenções necessárias. 


A pesquisa é feita por equipes especializadas que utilizam um aparelho geofone (equipamento com haste e fone de ouvido) que funciona como um caça vazamento, detectando, por meio de tecnologias de radares sonoros, vazamentos não aparentes na canalização.


No Brasil, 38,3% da água potável produzida são perdidos pelo caminho entre as estações de tratamento e as casas dos consumidores. Isso significa que, a cada 100 litros de água tratada, 38 litros são desperdiçados. Os dados foram revelados por uma pesquisa do Instituto Trata Brasil, uma organização da sociedade civil (Oscip) composta por empresas que têm interesse no avanço do saneamento básico e na proteção da disponibilidade de água para o consumo humano.


bottom of page