top of page

Cotrijal apoia concurso árvores gigantes

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Cotrijal anunciou apoio ao concurso Árvores Gigantes, lançado pelo Laboratório de Manejo da Vida Silvestre da Universidade de Passo Fundo (Lamvis/UPF).

A iniciativa tem como objetivo identificar as maiores árvores da região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul, tendo por foco uma espécie arbórea florestal a cada ano, a fim de valorizar a biodiversidade da flora nativa da região. As árvores vencedoras serão usadas como matrizes para produzir mudas de boa qualidade com o intuito de melhorar as condições de vida da fauna silvestre.

Para a primeira edição do concurso, a escolhida foi uma espécie muito conhecida pelos gaúchos, a Araucária angustifólia, também chamada de pinheiro-brasileiro.

A coordenadora de Meio Ambiente da Cotrijal, Deisi Sebastiani Nicolao, acompanhou o lançamento do concurso, acompanhada da assistente de Meio Ambiente, Djulia Berwig. “É uma iniciativa relevante, que vai contribuir para a preservação da fauna e flora da região, e que vem ao encontro do trabalho que desenvolvemos junto ao Parque da Expodireto Cotrijal, através do Projeto Bosques Gaúchos”, afirma Deisi.

As duas mudas de araucária recebidas durante o lançamento foram plantadas junto ao parque da Expodireto, no Espaço da Natureza. Com área de cerca de 11 hectares, o espaço engloba a Casa do Meio Ambiente, um lago, área de árvores frutíferas e também o Projeto Bosques Gaúchos, criado em 2005, através de parceria com a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, e que tem espécies de sete formações vegetais representativas do Estado.

Em 2023, parceria da Cotrijal e da UPF proporcionou a revitalização dos bosques durante a Expodireto Cotrijal.

COMO PARTICIPAR

O prazo para se inscrever no concurso é até o dia 15 de agosto. Podem ser cadastradas araucárias localizadas nos municípios de Passo Fundo, Carazinho e Mato Castelhano. É possível fazer a inscrição pelos números (54) 3312-9201 (Secretaria de Meio Ambiente de Passo Fundo), (54) 3311-1193 (Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Passo Fundo), (54) 3331-8845 (Secretaria de Agricultura de Carazinho) ou 3313-3822 ramal 36 (Secretaria de Meio Ambiente Mato Castelhano).

O limite de inscrição é de uma árvore por pessoa. Serão selecionadas até 10 árvores gigantes em cada município participante do concurso e, posteriormente, selecionadas 10 a nível regional, tendo como critério técnico de seleção e classificação a circunferência da árvore obtida na altura do peito (1,30 m). As árvores inscritas no concurso serão vistoriadas e auferidas por equipe técnica constituída no município onde a árvore candidata está localizada.

Mais informações sobre o concurso Árvores Gigantes estão disponíveis no regulamento ou no Instagram do Lamvis.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal, com informações da assessoria de imprensa da UPF


bottom of page