Os conselheiros fiscais da Cotrijal tiveram oportunidade de participar de formação, na última semana, que amplia a visão sobre a importância da função e dá mais ferramentas para a realização do trabalho. O curso já é tradicional na cooperativa e neste ano teve a parceria do Sescoop/RS.
A novidade é que foram dois dias de curso, na sede da Cotrijal, em Não-Me-Toque. “É um cargo de grande responsabilidade dentro de uma cooperativa do tamanho da Cotrijal. E as informações que recebemos são muito importantes, pois ajudam no exercício das atividades”, avalia o conselheiro Leonardo Dal Moro, de Nicolau Vergueiro, que coordena o Conselho Fiscal.
Paola Londero, coordenadora de Pesquisa, Ensino e Extensão da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), trabalhou com o grupo aspectos relativos a contabilidade, finanças e gestão de riscos e elogia a preocupação da cooperativa em investir nesse tipo de formação. “Conseguimos formatar um trabalho personalizado para a Cotrijal, o que traz mais clareza sobre o assunto e possibilita maior conhecimento para os conselheiros”, afirmou.
O curso teve ainda, no primeiro dia, aula teórica sobre identidade cooperativista, governança, instrumentos e práticas do Conselho Fiscal, conduzida pelo professor Ciro Weber.
A capacitação contou com a presença de todos os membros do Conselho Fiscal (titulares e suplentes): Luiz Carlos Schuster, Fabrício Zatt, Leonardo Dal Moro, Leori Antônio Dessoy, Jonas Francisco Roesler e Gunter Lori Barth.
A direção da Cotrijal destacou a importância da formação para facilitar o trabalho do conselho. “É um grupo que nos ajuda a enxergar o todo da cooperativa”, destacou o presidente, Nei César Manica.
“Ampliamos o tempo do curso para poder incluir mais informações que são relevantes para o trabalho dos conselheiros”, completou a vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal
Comments