top of page

Cotrijal e você: juntos para vencer!

@Assessoria de Imprensa da Cotrijal


O ano de 2020 deverá ficar marcado na história do planeta como o período em que se viverá de forma plena o cooperativismo. Para vencer as adversidades que se impõem, tanto com a frustração da safra quanto o impacto do coronavírus, a sociedade se une de uma forma jamais vista antes.


No Rio Grande do Sul, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, a certeza de que dias melhores virão brota nos campos. A quebra de safra é grande, mas os produtores têm confiado na Cotrijal sabem que essaparceria faz toda a diferença. 


“A cooperativa sempre olhou para o conjunto, preocupando-se com a rentabilidade do produtor, mas também com a sua qualidade de vida, e com a sociedade como um todo, pois não vivemos isolados, uma atividade está ligada à outra, um depende do outro. E temos a certeza de que juntos vamos vencer mais este período de turbulências”, afirma o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.


Esse pensamento otimista tem boas justificativas. A história da cooperativa registra momentos em que a Cotrijal foi o braço forte do produtor, que, com atitudes e ações bem fundamentadas, conseguiu ajudar seu produtor a sair ainda mais fortalecido.

O espírito guerreiro, ousado, manteve a cooperativa forte nesses 62 anos e é o que a faz priorizar o desenvolvimento do quadro social como um todo e ser referência e pioneira em todas as áreas que dizem respeito ao produtor rural.


“Está no nosso DNA essa postura de tomar a frente, de priorizar os interesses do associado, ajudá-lo a alcançar o melhor resultado e, consequentemente, da cooperativa. Se o produtor vai bem, a cooperativa também vai bem”, acrescenta o vice-presidente, Enio Schroeder.

PARCERIA DE VERDADE


Os números de produção devem ser conhecidos somente no final de abril na área de ação da Cotrijal, ao encerrar a colheita, mas a Emater/RS já estima perdas de 50% no Estado. Independentemente do resultado, a recomendação é o produtor entregar sua produção na cooperativa, para contar com o respaldo da organização, que sempre defendeu os interesses do quadro social.


“É ano de reafirmarmos a força do conjunto. Do produtor estar com a cooperativa, assim como a cooperativa está com o produtor”, aponta o superintendente Comercial, Jairo Marcos Kohlrausch. “A Cotrijal tem um nome forte no mercado, justamente porque sempre cumpriu com seus compromissos. É reconhecida pela seriedade e procura zelar pela sua imagem. Por isso, tem entre seus clientes e fornecedores as melhores empresas”.

O momento, na avaliação do superintendente de Produção Agropecuária, Gelson Melo de Lima, é propício à reflexão sobre a importância do que ele chama de “parcerias de verdade”. “Cada um tem o livre arbítrio para escolher seus parceiros, mas cabe avaliar quem são os parceiros de verdade, que vão além da relação comercial e estão ao lado do produtor o tempo todo”, pontua.


Ele também afirma que o período é oportuno para avaliar o que pode ser feito de forma diferente nos próximos anos e quais estratégias vão possibilitar minimizar riscos. Lima reforça que o planejamento da safra 2020/21 começa agora. “O momento é de avaliar o que deu certo, o que vamos ter que melhorar e como o nosso time de profissionais pode auxiliar o produtor”, finaliza.


bottom of page